Início Destaques do Dia UEM está entre as melhores instituições internacionais

UEM está entre as melhores instituições internacionais

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) se destacou mais uma vez entre as melhores instituições internacionais, conforme o novo ranking publicado pelo Center for World University Rankings (CWUR). A pesquisa selecionou as melhores instituições em nível global e faz parte do ranking anual feito pela organização de pesquisa e consultoria dos Emirados Árabes Unidos.

A UEM é a segunda colocada no Estado, ficando atrás somente da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre as universidades estaduais do Paraná, a UEM é a primeira colocada.

Segundo a organização, a pesquisa não coleta informações diretamente das instituições de ensino. A metodologia aplicada segue quatro critérios: qualidade da educação, empregabilidade dos alunos, qualidade da universidade e desempenho na pesquisa.

Os indicadores de qualidade da educação e da instituição são calculados pela quantia de alunos e professores que receberam prêmios de destaque internacional. Já para a empregabilidade dos alunos, o levantamento estatístico refere-se ao número de alunos e ex-alunos em funções de direção nas maiores empresas do mundo, conforme o ranking da revista Forbes. O critério de desempenho na pesquisa avalia o número de artigos científicos publicados pela instituição e as citações por outros pesquisadores.

O reitor Leandro Vanalli comenta que é gratificante. “Nós recebemos mais esse expressivo resultado da nossa UEM, fruto do trabalho da nossa gestão em apoiar a pesquisa a extensão, e dos investimentos que estão sendo feitos em inovação tecnológica e no desenvolvimento de projetos para as pessoas do nosso estado. A UEM está fazendo a diferença na região noroeste do Paraná, e esses bons resultados nos diversos rankings nos incentiva a melhorar, cada vez mais, e produzir desenvolvimento na sociedade e apoiar as populações que tanto precisam do trabalho das nossas universidades.”

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani revela que “a participação da UEM nesses rankings demonstra que houve um investimento significativo na capacitação do corpo docente e na criação de programas de pós-graduação, o que refletiu na qualidade do desenvolvimento da pesquisa e na formação de recursos humanos. Por isso, aparecem os artigos, os trabalhos, os livros e os capítulos de livro que fazem a universidade ser bem ranqueada. Gostaríamos de enfatizar que o papel da universidade pública é transformar a realidade das pessoas que estão próximas a ela, e certamente essa produção científica está associada à transformação dessa realidade, esse é o papel das instituições”.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: