A Semana Mundial do Brincar em Maringá com várias atividades na rede municipal de ensino começou ontem e termina amanhã. Ao longo da semana, as unidades escolares vão expandir o tempo de intervalo ou tempo para brincar com 30 minutos exclusivos para atividades recreativas.
Além das ações nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas haverá um evento de recreação no Estádio Willie Davids com alunos da rede municipal. No evento, haverá brincadeiras livres e atividades orientativas, como bambolê, corrida no saco, perna de pau, pintura, corda, além de brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce. A atitude proporcionará espaço lúdico para a diversão e o fortalecimento dos laços afetivos.
A programação da Semana do Brincar também engloba formação com profissionais da rede municipal de ensino acerca do papel primordial das atividades lúdicas no desenvolvimento integral das crianças. Hoje, haverá palestra com a professora Verônica Regina Müller sobre o tema ‘As ciências do brincar: versos e reversos da cultura lúdica’.
Segundo a secretária de Educação, Nayara Caruzzo, “Brincar vai além da diversão e representa uma ferramenta de aprendizado. Com a Semana do Brincar nas nossas escolas e Cmeis, vamos estimular a reflexão entre os servidores, pais e comunidade escolar sobre os benefícios das atividades lúdicas para a socialização das crianças e o desenvolvimento de múltiplas habilidades”, diz.
Ela lembra que a atitude, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Esporte também revela o compromisso da Cidade com a criação de políticas públicas que garantam o direito de brincar das crianças.
Da Redação
Foto – Reprodução