Início Destaques do Dia Idosos são principais vítimas de atropelamento em Maringá

Idosos são principais vítimas de atropelamento em Maringá

Neste ano em Maringá foram 77 ocorrências por atropelamentos, sendo 154 vítimas e 10 mortes no local, segundo o Corpo de Bombeiros. Com isso, das 154 vítimas, 42 tem 60 anos ou mais, ou seja, um em cada quatro atropelamentos tem vítima idosa.

Ainda de acordo com registros do Corpo de Bombeiros no mesmo período do ano passado foram pouco mais de 80 atropelamentos, com mais de 180 vítimas. A maior diferença foi nas mortes, com duas mortes de primeiro de janeiro até 18 de junho.

Além disso, neste ano a avenida Colombo foi a que teve o maior número de atropelamentos, totalizando sete. Na sequência vem a avenida Herval com seis, avenida Paraná com cinco, avenida Brasil cinco e a PR 317 com quatro.

Ainda no intuito de alertar e proteger os idosos, a Prefeitura de Maringá promove diversas ações em referência ao ‘Junho Violeta’, campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A programação terá caminhada, palestras, contação de histórias e diversas atividades voltadas aos idosos. 

Hoje, às 9h, os idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vão participar de uma caminhada. A ideia da mobilização é despertar a atenção dos maringaenses a respeito dos direitos da pessoa idosa. O ponto de saída será no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Mandacaru, na rua Pioneiro Ignácio Gomes, 117. A ação é organizada pela Secretaria de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, com apoio das secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana. 

A programação do ‘Junho Violeta’ engloba ainda uma palestra sobre direitos do idoso em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Maringá e contação de histórias para pessoas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ao longo de todo mês, A Cidade realiza exposição no primeiro piso do Shopping Avenida Center, com vários materiais para conscientizar e combater à violência contra a pessoa idosa, e trabalhos desenvolvidos pelos idosos atendidos em serviços de Maringá.

“Maringá é referência em políticas públicas para o bem-estar e qualidade de vida da pessoa idosa e seguimos avançando para o fortalecimento dos serviços. Além do poder público, é muito importante que toda a comunidade atue no combate de situações de violência. Por meio da campanha ‘Junho Violeta’, vamos despertar a atenção de toda a sociedade sobre o tema”, diz a secretária de Assistência Social, Miriam Scabora.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: