Início Maringá Maringá ganha Núcleo Regional de Cultura

Maringá ganha Núcleo Regional de Cultura

Maringá terá um Núcleo Regional de Cultura, implantado pelo Governo do Estado. A atitude é da Secretaria da Cultura (SEEC), com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que articulou a instalação de alguns núcleos em câmpus das universidades estaduais em Maringá, Londrina, Cascavel, Guarapuava e Ponta Grossa. A inauguração na UEM será no dia 03 de julho, às 19h, na Biblioteca Central (BCE), no bloco P03.

Com o propósito de prosseguir com o plano de descentralização da cultura paranaense, os núcleos serão coordenados por sete Agentes Regionais de Cultura (ARCs), em oito macrorregiões. Na prática, os espaços vão contribuir para que a sociedade civil tenha maior facilidade de diálogo e articulação com os agentes, que fazem o monitoramento das ações culturais e observam o desenvolvimento das políticas públicas de cultura de cada região.

A implementação dos novos espaços físicos pretende diminuir as dificuldades de acesso às políticas culturais enfrentadas pelos artistas municipais. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, esses núcleos serão essenciais na difusão das políticas públicas e no atendimento eficiente dos agentes culturais nas localidades. “Vamos intensificar nossa presença em todas as regiões do Estado. Queremos atender cada vez mais os trabalhadores e trabalhadoras da cultura fora da Capital. Os núcleos são um grande avanço nessa descentralização.”

A secretária também revela a importância dos agentes regionais de cultura nas macrorregiões do Estado. Os profissionais ajudam a descentralizar as ações culturais no Paraná. “Os nossos agentes regionais de cultura terão escritórios e uma equipe técnica para intensificar o trabalho que já vem sendo realizado com grande dedicação”, diz.

Conforme o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, o esforço da Secretaria de Cultura de interiorizar cada vez mais as atividades culturais para o Paraná como um todo, tirando a concentração de Curitiba, terá com os Núcleos Regionais de Cultura, mais um modo de fazer acontecer. “Dentro das nossas universidades este projeto terá um ambiente favorável para otimizar os esforços e os recursos humanos existentes. A gente está bastante otimista e apostando nos resultados desta instalação.”

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: