“Uma esmola para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão.” (Luiz Gonzaga)
ENQUETE
Andei perguntando para algumas pessoas o que elas esperam do próximo prefeito. As respostas não foram muito distantes e os destaques são para solucionar problemas de multas de trânsito/radares; podas e remoção das árvores; moradores de rua e a insegurança. Todas essas questões vieram rapidamente na memória daqueles com quem conversei.
INTERCALADOS
Um dos questionados disse que: “Maringá não é uma cidade difícil de ser administrada e. sempre teve bons prefeitos, intercalando gestões com outros não tão bons. Outro ponto é que a cidade arrecada muito recurso e as pessoas merecem bons serviços públicos”. Esse é o ponto de vista do nosso leitor Euclides Sordi, que sempre tem boa argumentação e opinião sobre diversos assuntos.
INTERNACIONAL
A notícia de que o aeroporto de Maringá agora está apto para operar voos de cargas internacionais é excelente. Esse serviço reflete na economia de toda a região e fortalece o desenvolvimento do parque industrial, que fica conectado ao aeroporto. São projetos de longo prazo que vão se concretizando.
VAGAS
O deputado estadual Do Carmo, em uma entrevista, falou de sua preocupação com o fim do contrato no final do ano da prefeitura e as escolas de ensino infantil particulares, que atendem muitas crianças que poderiam estar nas filas para vagas em creches. Como é também fim de mandato da atual administração, o próximo prefeito antes mesmo de assumir o comando já deverá participar das negociações para resolver este problema.
PITANGAS
Confirmando os comentários de que o vice-prefeito de Sarandi, Wlademir Garbuggio, pré-candidato, foi abandonado pelo prefeito Valter Volpato, o jeito foi correr atrás do prejuízo com novas articulações políticas. É o que ele está fazendo, segundo Angelo Rigon, que publicou uma foto do encontro, em Curitiba, entre Garbuggio (PSD) e Aristídes Mossambani (PRD) alinhando os passos para as eleições.
DESCONTÃO
Na licitação da prefeitura para contratação de empresa para remoção e podas de árvores, o valor inicial foi de mais 8 milhões de reais e uma empresa de Minas Gerais deu desconto de 70% no valor para prestar o serviço. Em casos parecidos, de grandes descontos, a empresa vence a licitação depois pede reajuste, que na maioria das vezes não é concedido, e no final a contratada abandona os serviços.
DOCUMENTAÇÃO
Já na licitação para contratar a empresa que vai gerenciar o Hospital da Criança, a empresa da Bahia, que deu melhor lance, foi notificada para complementar a documentação apresentada. E o processo que é burocrático, mas necessário, vai demorando cada vez mais. E quem precisa do atendimento com urgência, vai esperando cada vez mais.
MAIS PRAZO
O amigo e leitor Hélio Costacurta está acompanhando de perto as obras de duplicação da PR-317 e reclama da lentidão e desorganização no andamento dos serviços da rodovia que já era para ter sido concluído, segundo o contrato original. Agora, um aditivo no prorrogou a data de entrega para junho de 2025. Os empresários do Parque Industrial 200 e de outras empresas próximas da rodovia não acreditam na conclusão até lá.