A Secretaria de Saúde de Maringá realiza neste sábado, a partir das 8h, um mutirão de combate à dengue na região dos bairros Jardim Aclimação, Parque da Gávea e Parque Lagoa Dourada. Os agentes de combate às endemias (ACEs) farão vistorias nos domicílios, com orientações para a comunidade sobre medidas de prevenção da doença. A ação integrada contemplará 1.402 imóveis e 2.094 pessoas.
Ao longo da próxima semana a Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda estará na região dos bairros para notificar imóveis em situação de má conservação para que os proprietários possam fazer a limpeza.
” O objetivo dos mutirões é conscientizar a comunidade e eliminar focos do mosquito. Nesta região, há diversas residências que ficam fechadas durante a semana e nosso trabalho aos sábados é essencial para que as equipes possam encontrar as pessoas em casa e orientá-las sobre as medidas de prevenção”, explica a secretária de Saúde, Karina Rissardo.
A Cidade confirmou mais 514 casos de dengue em uma semana. Nenhuma nova morte foi registrada. Desde julho e 2023 são 22.397 casos da doença. Em relação a chikungunya, são três casos confirmados e 11 estão em análise. Não há casos de zika vírus e nem de febre amarela.
CUIDADOS
A melhor maneira para prevenção da dengue é que a população mantenha os quintais limpos, com a retirada de materiais que possam ser favoráveis para proliferação do mosquito.
Outras medidas primordiais também devem ser adotadas, como destinação correta dos materiais descartados, fechamento completo do saco plástico de lixo, cuidado com a vasilha de água de animais domésticos, retirada de água acumulada de plantas, manutenção da água de piscinas em condições de uso, entre outras. O uso de repelente é de extrema importância.
Da Redação
Foto – Reprodução