Início Destaques do Dia Conferência debaterá Aceleração Econômica

Conferência debaterá Aceleração Econômica

A Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet) abriu no último sábado as inscrições para a conferência pública sobre o ′Plano Municipal de Aceleração Econômica′. O intuito é promover a participação da população nos debates sobre o desenvolvimento econômico da Cidade. O encontro ocorrerá em 20 de julho, das 8h às 17h, no Auditório Hélio Moreira.

Dessa forma, são 100 vagas disponíveis para representantes da sociedade civil organizada e poder público, com direito a fala e 50 vagas para participantes ouvintes. As inscrições podem ser realizadas até às 17h do dia 5 de julho pelo site da prefeitura ou presencialmente na sede da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), na entrada do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Das 100 vagas para participantes com direito a fala, 50 serão para representantes do poder público, incluindo gestores, administradores públicos e legislativos. As outras 50 vagas serão divididas entre representantes de entidades da sociedade civil organizada: 22 vagas para movimentos sociais e populares, oito para trabalhadores representantes de entidades sindicais, oito para empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, sete para entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa e conselhos profissionais e cinco para organizações não-governamentais (ONGs) na área de desenvolvimento urbano.

Depois da homologação das inscrições os participantes deverão retirar os crachás da conferência pública nos dias 18 e 19 de julho, no Paço Municipal, pessoalmente. Os crachás também serão entregues no dia da conferência, até 30 minutos antes do começo das atividades.

Cinco dias úteis após o encontro, a comissão organizadora divulgará a relação de propostas aprovadas. Essa é a última etapa do processo para redação do texto final que será enviado à Câmara para votação.

Conforme o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, George Coelho, “a conferência pública reforça a democratização do processo e promove a participação popular na elaboração do ‘Plano Municipal de Aceleração Econômica’. Esse é um projeto que impactará positivamente na vida de cada maringaense”, destaca o Ele acrescenta que “a conferência pública é mais uma etapa de um processo zeloso, que contou com estudos e reuniões, consulta pública online e audiência pública.”

PLANO

O ‘Plano Municipal de Aceleração Econômica’ foi desenvolvido pela gestão pública, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). O texto tem mais de 260 objetivos para estimular a economia, com duração de 10 anos a partir da aprovação.

O Plano é fundamentado em diretrizes de sustentabilidade ambiental, geração de emprego, renda e produtividade e trata da ampliação do investimento público, do incentivo ao investimento privado e da garantia da eficiência dos processos.

Os objetivos propostos no Plano são voltados para as áreas de ambiente de negócios, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento de micro e pequenas empresas, gestão pública, infraestrutura e obras públicas, investimento privado e internacionalização e logística.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: