A Prefeitura de Maringá fará a primeira edição da ‘Virada ODS’ nos dias 13 e 14 de julho, no prédio do Antigo Aeroporto. O evento tem apoio da Prefeitura de São Paulo e propõe ações de conscientização e participação para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A programação terá palestras, encontros e várias atividades para a comunidade.
A municipalidade aderiu em 2021 ao plano de ação global da Agenda 2030, com o compromisso de promover políticas públicas para alcançar todas as metas. Desde então, a Cidade tem conquistado prêmios e tornou-se referência em atitudes voltadas ao desenvolvimento sustentável e pela administração pública pautada nos ODS e princípios do conceito ESG (Ambiental, Social e de Governança).
Segundo a diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca, “é um grande evento e que será realizado em Maringá pela primeira vez, reforçando o protagonismo da nossa cidade no cenário nacional. O objetivo evento, idealizado pela Prefeitura de São Paulo e que é nossa parceira, é engajar toda a comunidade e levar informações sobre os ODS para aplicação no dia a dia.” No Brasil, somente 1% da população conhece a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Virada ODS será feita ao mesmo tempo da Virada Cultural de Maringá, que terá apresentações locais e nacionais, como, rapper Emicida, dança, teatro, circo e muito mais. A programação também inclui a “Viradinha Cultural”, com atrações para as crianças.
PARCERIAS
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá abriu chamamento público para pessoas jurídicas interessadas em apoiar a realização da ‘Virada ODS’. O edital completo está disponível no Diário Oficial, a partir da página 103.
As propostas devem ser realizadas até 5 de julho. As inscrições podem ser feitas via internet ou presencialmente. Por meio virtual, a documentação deve ser digitalizada no formato PDF e enviada para o e-mail ipplam_dpgi@maringa.pr.gov.br até 23h59 da data final de envio. A inscrição presencial pode ser feita na sede do Ipplam, que fica no 3º andar do Paço Municipal, com a entrega dos documentos das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O resultado do chamamento será divulgado em 9 de julho.
São sete lotes disponíveis para parceria, com cessão de wind banners, copos reutilizáveis (para distribuição ao público), estrutura para backdrop, painel de LED, círculos em discos de PVC, além de contratação para realização de um graffiti com arte relacionada a sustentabilidade e estrutura de decoração. Em contrapartida, os parceiros poderão expor as marcas e ofertar serviços, segundo as normas que estão no edital.
Da Redação
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