A OAB Maringá faz um alerta para a advocacia e para a sociedade a respeito do aumento significativo do golpe do falso advogado no município, na região e em todo o Paraná. Golpistas estão usando de forma errada os nomes de advogados e escritórios de advocacia para enganar clientes.
Segundo uma pesquisa da OAB Paraná, até março deste ano a seccional recebeu 115 denúncias, o que representa uma média de uma denúncia por dia no primeiro quadrimestre do ano. Entre 2022 e 2024 foram contabilizadas 570 denúncias desse tipo de crime.
“Esse tipo de golpe tem crescido não só em Maringá, mas em todo o Paraná. O modus operandi dos golpistas envolve a abordagem de cidadãos com processos judiciais em andamento. Eles alegam a necessidade de um depósito prévio para a liberação de valores supostamente ganhos em ações judiciais, enganando as vítimas e causando prejuízos financeiros”, diz o presidente da OAB Maringá, Eder Fabrilo Rosa.
A orientação é para que os advogados que forem vítimas dessas tentativas de golpe, além de registrarem boletim de ocorrência, informem à OAB Paraná, para que providências possam ser tomadas.
A OAB Paraná e a OAB Maringá reforçam ainda para que todas as partes envolvidas em processos judiciais entrem em contato diretamente com seus advogados antes de fazer qualquer pagamento ou depósito.
Da Redação
Foto – Reprodução