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Resíduos de construção civil serão transformados em materiais para manutenção de estradas rurais

Os resíduos de construção civil que são descartados incorretamente vão ganhar uma nova destinação inteligente e sustentável. Com a construção do complexo da Usina de Reutilização de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), a gestão pública transformará os resíduos em materiais para manutenção das estradas rurais e para produção de pó de pedra, material para meio-fio, tampas de caixas de drenagem e outros itens para a infraestrutura urbana. A manutenção de uma estrada rural com resíduos de construção civil custará 80% a menos para a Cidade.

Por meio do complexo, a municipalidade reduzirá gastos com a destinação correta de resíduos e aquisição de materiais. Idealizada pela Secretaria de Infraestrutura, a usina de recuperação dos resíduos será construída em uma área da Pedreira Municipal. A previsão de funcionamento é no segundo semestre de 2024. Ontem, os engenheiros da empresa vencedora do processo licitatório para construção da usina fizeram visita técnica na Pedreira Municipal. A equipe realizou medições do espaço e definiu o lugar das máquinas para começar o processo de implantação do complexo. 

A princípio, a usina vai recuperar resíduos de construção civil gerados pelo próprio município a partir de reformas de prédios públicos, praças, calçadas e outros locais. Posteriormente, a população também poderá destinar materiais para a usina por meio do ‘Ecorreto’, idealizado pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM).

O projeto ‘Ecorreto’ equivale na instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), espaços fechados com containers e segurança e que receberão determinada quantia de resíduos de construção civil, além de inservíveis, resíduos de jardinagens de origem doméstica, entre outros. O primeiro PEV está em processo de licitação e será instalado no Jardim Madrid.

Conforme a secretária de Infraestrutura, Maria Lígia Guedes, os materiais transformados na Usina de Reutilização de Resíduos de Construção e Demolição serão essenciais para a recuperação de estradas rurais e vias urbanas. “São mais de 350 km apenas de estradas rurais em Maringá e todos os resíduos serão processados na usina para a manutenção das vias. Com isso, além de economizar com o alto custo da destinação correta, vamos garantir um novo tipo de pavimento ecológico e facilitar o deslocamento na região rural.”

As estradas rurais Hiller e Paquito serão as primeiras recuperadas com o novo tipo de material sustentável.

Da Redação
Foto – Reprodução

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