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Dez coisas que não demandam habilidade especial, mas fazem a diferença

Tem várias coisas que não exigem nenhuma habilidade especial e nem cursos profissionalizantes, mas que podem fazer toda diferença. Hoje, quero compartilhar uma lista delas – não exigem nenhum talento específico, nenhum treinamento, nenhuma faculdade, mas transformam vidas. 

Primeira – responder com educação. Já notou que tem gente que parece incapaz de falar com as pessoas sem ser grosseiro, irônico, sarcástico? E sabe o que é pior? Isso acontece com muita frequência dentro da nossa casa. 

O marido pergunta: “você viu minhas chaves?”. A mulher diz: “você nunca sabe onde deixa as suas coisas!”. Gente, será que é tão difícil apenas responder, e com educação? 

Segunda – pedir “por favor”. Vale acrescentar outras palavrinhas mágicas na lista, mas o “por favor” me parece essencial. Quando diz “por favor”, você reconhece que o outro não tem a obrigação de lhe atender. Quando diz “por favor”, você respeita o outro como um igual, que não é obrigado a fazer o que você quer. 

Terceira – agradecer. A gratidão é, em primeiro lugar, o reconhecimento do favor do outro, da sua generosidade. Quando agradece, dá valor à atitude da outra pessoa, ao que ela fez por você. A gratidão fortalece os laços sociais. Quando agradece alguém, você está comunicando que percebe e valoriza a ação do outro, o que pode resultar num ambiente de respeito e consideração mútua.

Quarta – ser pontual. Aqui está um ponto que, para mim, revela muito do caráter do outro. Ser pontual indica que respeita compromissos e o outro, que é uma pessoa confiável. Quando somos pontuais, demonstramos disciplina, organização e gestão do tempo. Além disso, facilita a nossa rotina e também a agenda das outras pessoas. 

Quinta – cumprir o que combina. Prometeu entregar o serviço na sexta-feira? Entregue. Disse que ia? Vá! Falou que ia pagar? Pague. Disse que ajudaria? Ajude. É difícil cumprir com o que combina? Não. É só não prometer o que não pode cumprir. 

Sexta – avisar com antecedência. Você pode ter problemas e atrasar? Pode. Pode ter alguma dificuldade que te impeça de cumprir com o que combinou? Pode. Existem situações que fogem do nosso controle. Mas elas devem ser a exceção. E quando a exceção acontece, devemos ter a dignidade de avisar com antecedência. 

Sétima – dar satisfação a quem se deve. Às vezes, me impressiono que até mesmo os filhos, hoje, não querem dar satisfação aos seus pais, dizer o que estão fazendo, por onde andam, com quem andam… Mas algumas pessoas importam. E para as pessoas que importam, devemos satisfação. Trata-se de uma demonstração de amor, de carinho e respeito com quem convivemos. 

Isso vale inclusive para líderes. Aquilo que o líder faz afeta a sua equipe. Então, dê satisfação. Isso não te diminui. Isso mostra que você valoriza as pessoas. 

Oitava – reconhecer o esforço do outro. A pessoa se esforçou? Reconheça, elogie. Faz bem para o ego do outro e motiva a seguir se esforçando, dando o melhor. Isso vale inclusive quando você está pagando por um serviço. Se foi executado de maneira satisfatória, reconheça o esforço que a outra pessoa fez para te satisfazer. 

Nona – ser ético. Ser ético significa agir de acordo com princípios e valores, inclusive quando ninguém está te vendo. Ser ético é considerar a outra pessoa em suas decisões. Isso requer honestidade, justiça, integridade e transparência. 

Décima – falar a verdade. Você quebrou? Admita que foi você. Esqueceu? Não dê desculpa, diga a verdade. Está vendendo algo e está com defeito? Fale. Não engane para facilitar a venda. 

A verdade pode incomodar, mas não traumatiza ninguém. E o melhor: dizer a verdade, com educação e gentileza, encerra o assunto. Não te obriga a voltar a tratar do problema, a ficar arrumando justificativas depois. 

Pegou a ideia? 

São dez coisas simples. Não demandam nenhuma habilidade específica, nenhum treinamento, mas tornam as relações melhores e constrói uma reputação de valor.

Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras |  Doutor em Educação

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