A Secretaria de Saúde ampliou a imunização contra o HPV, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde. Com a atitude, pessoas de 15 a 45 anos que tomam Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) poderão receber a vacina quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do Papilomavírus Humano, um vírus sexualmente transmissível. Para os usuários de PrEP, a vacina será aplicada a partir da próxima quarta-feira (10) em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O intuito da ampliação é intensificar a prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres causados pela doença. Para receber o imunizante os usuários de PrEP precisam apresentar receita médica de prescrição da PrEP, documento pessoal e carteirinha de vacinação.
O público-alvo da vacina contra o HPV também inclui meninos e meninas de 9 a 14 anos, com aplicação de dose única. O imunizante também está disponível para pessoas imunocomprometidas, pacientes que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea, pacientes oncológicos e vítimas de violência sexual, com idade entre 9 e 45 anos.
Da Redação
Foto – Reprodução