COLCHA DE RETALHOS
Parece música sertaneja, mas é a situação da PR-317, cerca de 29 quilômetros de rodovia entre Maringá e Iguaraçu. Em duplicação desde 2022, tem vários trechos que apesar de prontos não são liberados.
ABANDONADOS
Segundo o engenheiro Hélio Costa Curta que tem empresa no local, o parque de mais de 20 anos aguarda as obras viárias para ter melhorias de galerias, asfalto, rede de água, etc.
ECO DOS SOFREDORES
Duas notas desta coluna, ontem, geraram dezenas de contatos. Primeiros, fazendo coro ao protesto de Angelo Salgueiro, voz que se levantou em favor dos comerciantes próximos da Praça Raposo Tavares. É preciso resolver o problema do abandonado Cine Teatro Plaza, endereço de drogados e gatunos.
UMA LUZ
Os demais contatos, elogiando a postura de Evandro de Freitas, pré-candidato a prefeito que entre as prioridades tem proposta inteligente para a segurança pública: a volta dos módulos policiais. A polícia perto da população, presente dia e noite nos bairros.
OCUPAÇÃO
Para Evandro não existe outra fórmula: a polícia precisa estar presente em toda a cidade. Só a ostensividade já contribui muito para a segurança pois bandido não se cria perto da polícia. Exemplo nos morros cariocas, onde não tem policiamento a bandidagem se instala.
POUSOS & DECOLAGENS
Os aeroportos brasileiros têm quatro tipos de equipamentos (ILS) para auxiliar e possibilitar pousos e decolagens com tempos de baixa visibilidade. Contando com equipamento CAT1, dos 12 voos previstos para segunda-feira no aeroporto de Maringá, apenas um voo, noturno, foi cancelado.
CRITÉRIO SEGURANÇA
De acordo com Fernando Resende, superintendente do aeroporto de Maringá, dificuldades e cancelamentos por mau tempo e falta de visibilidade podem acontecer nos aeroportos mais modernos, como o de Guarulhos que tem o melhor equipamento de ILS do Brasil. Os cancelamentos são decisões das companhias aéreas.
NORMALIDADE
Com a Comissão de Ética debruçada sobre possibilidade de cassação da vereadora Cris Lauer, na sessão de ontem da Câmara Municipal tudo normal. Pronunciamento da vereadora para cerca de 60 manifestantes com cartazes, palavras de ordem, gritos, etc
TRANSPORTE PÚBLICO
O sindicato dos motoristas quer parar – de novo – o transporte público de Maringá. Sindicalistas gostam de greves em ano de eleição, abarcando vários objetivos. Principalmente os dos seus candidatos que não pensam nos usuários.
MAIS E MAIS
Os sindicalistas querem avanço salarial enquanto a TCCC acena com reposição das ditas “perdas salariais”. Querem também aumento do valor do vale refeição que oferece atualmente R$ 450. A empresa não abre mão de manter aberta as negociações.
ÁFRICA AQUI?
Vi uma reportagem sobre Moçambique dizendo que um dos erros populares é comprar camisetas, calções e tênis pirateados, falsificados. Esgarçam e às vezes não duram sequer dois meses. É só passar pela avenida Brasil, centro de Maringá, para ver a mesmíssima coisa diariamente: africanos vendendo esses produtos falsos.