O Programa Nota Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda, distribuiu 40 prêmios de R$ 5 mil para entidades sociais de 25 cidades no sorteio da última segunda-feira. Neste mês, 1.718 instituições que atuam nas áreas de assistência social, educação, saúde e geração de emprego concorreram aos prêmios. As organizações participantes recebem ao menos R$ 100 a cada edição do programa. Em Maringá, três entidades foram contempladas: Instituto de Capacitação e Integração Social, Associação Cultural e Beneficente Nossa Senhora de Sião e Instituto Isis Bruder.
Para ajudar as instituições o consumidor pode doar as notas fiscais das suas compras. Dessa forma, tanto os créditos de ICMS como os bilhetes para concorrer aos sorteios são encaminhados para a entidade. Se quiser, o consumidor pode vincular o seu CPF ao CNPJ de uma instituição social específica, para que a transferência dos créditos seja realizada de maneira automática.
Há três outros modos de efetivar a doação: por meio da aba “Minhas Doações” do site do Nota Paraná, em que é necessário inserir CPF, senha e a chave de acesso da nota fiscal; pelo aplicativo do Nota Paraná, disponível para Android e iOS, em que é preciso escolher a opção “Doações”, buscar a entidade desejada e ler o QR Code da nota fiscal. Além disso, a nota fiscal pode ser depositada em urnas disponibilizadas pelas entidades nos estabelecimentos comerciais do Estado.
COMO PARTICIPAR
Participar do Nota Paraná é simples. Ao fazer compras nos estabelecimentos comerciais do Estado, os consumidores cadastrados devem pedir a inclusão do CPF na nota fiscal. A prática possibilita o acúmulo de créditos que podem ser transferidos para a conta bancária do participante ou usados para abater valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Cada nota fiscal com CPF inserido gera bilhetes para concorrer nos sorteios mensais.
Para se cadastrar, basta acessar o site www.notaparana.pr.gov.br, clicar na opção “cadastre-se” e preencher a ficha com os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço, para criação da senha pessoal.
Da Redação
Foto – Reprodução