A imunização contra a gripe em Maringá está longe da meta. No município, 167.375 pessoas fazem parte do público-alvo, porém, até o momento, pouco mais de 54% receberam a dose.
A vacina está disponível em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e foi ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade em maio, pois antes imunizante estava liberado somente para os públicos prioritários, mas por causa da baixa adesão e também a chegada do inverno, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) recomendou a ampliação da cobertura vacinal, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
Segundo a secretária de Saúde, Karina Rissardo, o imunizante é importante para reduzir a quantia de casos graves e hospitalizações. “É muito importante que cada pessoa procure a UBS mais próxima para se vacinar. Reforço o meu apelo para as pessoas dos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram, aproveitem este momento para se vacinarem ao lado de toda a família. A vacinação é um ato de empatia e de preocupação com o próximo.”
Para receber o imunizante é preciso apresentar CPF, documento pessoal com foto e carteirinha de vacinação.
FRIO
Dados da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) mostram que de janeiro a abril deste ano 9.950 pessoas foram internadas no Paraná para tratamento de pneumonia ou influenza (gripe), uma média de 82 internamentos por dia, com 1.521 óbitos. Os números evidenciam a importância de redobrar os cuidados com essas doenças durante o período mais frio do ano, quando as ocorrências costumam aumentar.
Em 2023 a média diária de internações foi de 91 pessoas nos primeiros quatro meses, com 1.145 mortes. Em todo o ano de 2023, a base de dados dos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) contabilizou 3.694 internamentos e 4.409 óbitos.
Essas doenças podem ser prevenidas com vacina, muita hidratação e cuidado em manter ambientes arejados e recomenda-se a utilização de máscaras cirúrgicas, em caso de coriza ou tosse, higienização das mãos com água e sabonete ao longo do dia, além de cobrir boca e nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar – fazendo o descarte do material imediatamente após o uso – e manter os ambientes arejados.
Da Redação
Foto – Reprodução