DIRETRIZES NA MESA
Os vereadores de Maringá estudam dois importantes projetos de lei enviados pelo Executivo: Uso e Ocupação de Solos e Diretrizes Viárias. Atualmente, em áreas complicadas, as correções e inovações sairão através dessas duas leis.
CUIDADOS
Não sabendo ainda quando irão a plenário, o presidente Mário Hossokawa destaca os cuidados no estudo dos projetos: “Inclusive pedimos à prefeitura mapas mais detalhados e com melhor resolução gráfica”. Foram atendidos.
VAPT VUPT
Os vereadores realizaram ontem uma sessão rápida, durou cerca de uma hora. Pela segunda vez seguida houve manifestação ruidosa para forçar os vereadores a absolverem a vereadora Cris Lauer que foi denunciada pelo PT.
EXCESSOS
Para várias pessoas presentes na Câmara, é inconcebível que essas manifestações, com ataques a vereadores, continuem se sucedendo. E todos sabem que continuarão até que o caso seja votado em plenário.
DECISÃO
Como a bronca da vereadora ainda está na Comissão de Ética, espera-se – seja qual for a decisão – envio ao plenário no menor prazo possível. A Câmara não é a “casa da sogra”. Quanto mais cedo resolver, melhor para todos!
INVASÃO
Jornalistas estão deixando de cobrir sessões da Câmara de Maringá por falta de espaço. O “aquário” reservado para os profissionais virou sala de cafezinho. Cabem todos: assessores, curiosos, etc. atrapalhando o trabalho da imprensa.
TUCANOS
Evandro Oliveira, presidente local do PSDB local marcou convenção para o próximo dia 23 às 18 horas na Avenida Guaíra, 620, Zona Sete. Juntos vão reunir e decidir os filiados do Avante, presidido por Valdir Bezerra Matara.
MESMOS I
Em suas andanças pela cidade, Evandro afirma ouvir que a população estaria cansada dos “mesmos” na política local. Batem palmas os pré-candidatos citados como “fortes” Ângelo Salgueiro, Heine Macieira, Miguel Fernando, Rogério Calazans, Valdir Pignata, Manoel Sobrinho, Noboru Yamamoto, coronel Aldilene.
MESMOS II
Por outro lado, há opinião generalizada que dentre os atuais nobres pares, por conta do trabalho que realizam para a população vão voltar em 2025 pelo menos o Delegado Luiz Alves, Alex Chaves, Mario Hossokawa, Mário Verri, Belino Bravin, Altamir da Lotérica e Sidnei Telles.
OBSERVADOR
Bem conhecido, candidato de muitos, mas afastado da política desde 2018, o ex-deputado Wilson Quinteiro se atem à sua clientela como advogado. Diz que nesta eleição é observador, acompanhando o ex-prefeito Silvio Barros.
MORO
O senador Sérgio Moro participa da atual campanha compondo quadros de futuros prefeitos e vereadores para apoia-lo a governador em 2026. A esposa Rosângela, deputada federal, poderá ser vice de Ney Leprevost na disputa pela prefeitura de Curitiba.
BARROS
Outra maringaense, deputada estadual Maria Victória, também teve nome cogitado para vice em Curitiba. Foi convidada por Paulo Martins, mas não aceitou.
DE VOLTA
Deputado federal e ex-secretário de Saúde do Estado, Beto Preto foi cogitado para o Ministério da Saúde, para senador, para suceder a Ratinho Jr. Inflou muito, furou o balão. Está de volta a Apucarana, de novo candidato a prefeito.
NÂO PODE
Em Francisco Alves, Liomar Lisboa, o vereador “Cabelo Povão” já perdeu a presidência da Câmara por usar carro oficial para comprar bugigangas no Paraguai. Agora foi flagrado com carro oficial cheio de engradados de cachaça para uma festa. Vai perder o mandato.