A 43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro ocorrerá de forma simultânea de 7 a 11 de agosto em Maringá e em outros 26 municípios do Paraná. O evento, com entrada gratuita, visa celebrar os 80 anos que Paulo Leminski, um dos mais importantes escritores e poetas brasileiros completaria em agosto deste ano, “Poesia Em Toda Parte” será o tema das discussões que nortearão a programação.
Os dois primeiros nomes de convidados para Maringá foram divulgados pela organização. Trata-se de Socorro Acioli e Rodrigo Garcia Lopes.
Jornalista, professora, tradutora e escritora cearense, Socorro participará da programação nas unidades do Sesc Maringá e Sesc Londrina Cadeião. Em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. Ela trafega com desenvoltura pela literatura infanto-juvenil. Para este público já escreveu mais de 20 livros. O romance “A Cabeça do Santo” (Companhia das Letras) já foi lançado em Londres, Estados Unidos, França, México e Itália e foi eleito pela Biblioteca Pública de Nova Iorque como um dos melhores livros para adolescentes e esteve entre os finalistas do Los Angeles Times Book Prizes na categoria Literatura Infantojuvenil.
Socorro mistura fato e ficção de um jeito único e é leitura indicada para todas as idades, além do reconhecimento em várias premiações, como o Jabuti, com “Ela tem olhos de céu” (Editora Gaivota). Ano passado estreou na poesia com Takimadalar, as ilhas invisíveis (Círculo de Poemas) e lançou o segundo romance, Oração para desaparecer (Companhia das Letras), sucesso de vendas na Flip de 2023.
Já Rodrigo Garcia Lopes é poeta paranaense, compositor, romancista e tradutor. Ele será destaque na programação das unidades do Sesc Maringá, Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cornélio Procópio e Jacarezinho. Tem 15 livros de entrevistas, traduções, poesia e romance publicados, dois CDs de música gravados, além de ser um dos editores da Revista Coyote.
Em 2019, “Roteiro Literário – Paulo Leminski” foi vencedor do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional, na categoria Ensaio Literário. Finalista do prêmio Jabuti, na categoria melhor livro de poemas e melhor tradução, Lopes é mestre pela Arizona State University, onde teve como dissertação os romances experimentais e o pensamento de William Burroughs, e doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A Semana Literária Sesc terá bate-papos e mesas-redondas com escritores, comercialização e lançamento de livros, sessões de autógrafos, palestras, espetáculos musicais, performance e intervenções literárias, contação de histórias e a poesia disposta em todos os espaços.
Da Redação
Foto – Reprodução