Início Colunistas Você está com medo?

Você está com medo?

Não é porque você está atravessando um deserto que Deus saiu de cena.

Eu estava lendo uma passagem do Evangelho de João que diz: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”. Meus amigos, vivemos num mundo onde a falta de segurança tem tirado a nossa paz, por isto cada vez mais as pessoas se cercam de muros altos, grades elétricas, mesmo em todos os prédios, a fim de sentirem protegidas. Mas a verdade é que nem mesmo dentro de nossa casa estamos livres de que coisas ruins aconteçam. A violência, às vezes vem até pela rede social, pela Internet e se não colocarmos um pouco de limite para os nossos filhos, estaremos fadados a ir para a tempestade ou travessia de um deserto.

O medo não é sinal de fraqueza ou covardia. Muito pelo contrário: é uma reação involuntária e natural com a qual o ser humano convive ao longo de vários momentos de sua vida. Muitas situações podem desencadear essa emoção, desde ver uma barata até um revólver na sua cabeça. O cérebro é ativado involuntariamente quando sofre tais estímulos estressantes, liberando substâncias que disparam o coração, tornam a respiração ofegante e contraem os músculos. Essa é a conhecida reação de luta ou fuga, afinal, o medo está associado ao INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA.

Reflita no que vou te dizer agora: Se as pessoas não sentissem medo, não viveriam por muito tempo. Isso porque sem essa emoção faríamos qualquer coisa sem pensar duas vezes: sim, andaríamos entre os carros em alta velocidade nas avenidas, ficaríamos lado a lado de animais ferozes, pularíamos de prédios e tantas outras que chamamos de “loucuras”.

O medo, portanto, é uma trava que nos ajuda a pensar nos riscos e consequências antes de fazermos algo e também é uma resposta imediata nos momentos em que nos sentimos amedrontados e precisamos agir. E até ativa a CORAGEM, porque esta não é ausência de MEDO, é ir em frente, apesar dele. Portanto, colocamos muros altos e cercas elétricas por PRUDÊNCIA porque sabemos dos riscos, da violência que vem de fora e queremos estar com nossa família segura.

O medo é uma emoção completamente natural, que surge em diversas situações. É um mecanismo de proteção que nos mantém vivos. No entanto, quando esse medo evolui e passa a comprometer o seu dia a dia e as suas relações, há o risco de ele ter se tornado uma FOBIA. E, diferente do medo, a fobia é algo extremo. De acordo com uma pesquisa, 23% das pessoas deixam de fazer algo em seus dias por conta de um nível excessivo de medo. A fobia é um medo desproporcional e exagerado, muito acima do normal. Há pessoas que têm fobia de animais, objetos ou situações. Existem vários tipos de fobias, por isso, nesses casos, é preciso buscar tratamento, como a TERAPIA para entender melhor pelo que você está passando e como trabalhar as causas e sintomas.

Uma dica para superar os seus medos é entender que o medo é uma emoção normal e que continuará existindo e evitando que você se exponha a grandes riscos, no entanto, em alguns momentos é possível trabalhá-los para que eles não te impeçam de viver e se relacionar com as pessoas. Se você tem medo de altura, falar em público ou andar de avião, que tal começar agora mesmo a superá-los para que não se tornem impeditivos em sua vida?

Eis algumas dicas: 1. Aceite os seus medos 2. Escreva sobre os seus medos 3. Tenha pensamentos positivos 4. Lembre-se de suas vitórias 6. Tenha foco .  Na verdade, homens e mulheres que querem desenvolver a inteligência emocional e vencer a constante batalha para alcançar o equilíbrio dos sentimentos, tanto na vida pessoal como profissional, precisa usar o correto uso da gestão de suas emoções e transformar seus sonhos em realidade. Então, para concluir, no início citamos o Apóstolo João falando da Paz que Jesus nos dá. Então lembro as palavras do Rei Davi em Salmos quando diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia NELE e o mais ELE o fará”. Saia do deserto e enxergue a terra prometida.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: