Início Maringá Pesquisa da UEM sobre esclerose múltipla busca voluntários

Pesquisa da UEM sobre esclerose múltipla busca voluntários

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio do Departamento de Educação Física (DEF) reunirá no dia 31 deste mês, às 19h30, no Bloco M05, os voluntários inscritos para participar do estudo “Exercício físico em indivíduos vivendo com esclerose múltipla: aspectos psicofisiológicos”. O projeto é a tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL em Educação Física, que investiga se o exercício físico pode causar melhorias nos aspectos imunológicos, psicológicos e funcionais em pessoas que estão vivendo com a doença.

Segundo a professora orientadora do projeto, Luciane Cristina Arantes, as pessoas portadoras de esclerose múltipla que ainda não se inscreveram podem participar de uma das reuniões para conhecer o projeto e se inscrever. “Quem ainda não tomou a decisão poderá vir em um dos dias para conhecer como será a dinâmica do estudo, a rotina dos exercícios físicos. Nestes dias vamos detalhar a pesquisa e tirar todas as dúvidas”, diz.

Os pré-requisitos para se tornar voluntário da pesquisa são: ter idade igual ou superior a 18 anos, ter comprovação de esclerose múltipla por laudo médico, estar em tratamento medicamentoso e concordar em fazer exercícios físicos de musculação duas vezes por semana no Bloco M05, do câmpus sede da UEM.  

O estudo é organizado pelo doutorando Cleverson José Bezerra Guedes, com  coorientação da professora Fernanda de Souza Teixeira e o apoio do mestrando Éliton Miranda da Silva, além dos membros do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH).

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: