Os recém-nascidos no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) receberão a vacina BCG ainda nas primeiras horas de vida a partir deste mês. Desse modo, os profissionais do HUM participaram por dois dias de uma capacitação sobre a importância da vacina, técnica de diluição, aplicação e manejo do imunizante, entre outros tópicos.
A atitude de capacitar a equipe de saúde foi uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica, 15ª Regional de Saúde e o departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Além do HUM, só mais uma outra maternidade da regional irá aplicar o imunizante, que previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar).
De acordo com a técnica de enfermagem, Carolina Aparecida Rodrigues, a intenção da iniciativa é que a criança receba a vacina o mais precocemente possível, para evitar que ela tenha contato com o agente causador da doença. “Se acontecer de quando o bebê for para casa entrar em contato com o bacilo que provoca a tuberculose, ele já vai estar protegido contra as formas graves da doença.”
Da Redação
Foto – Reprodução