A 8ª edição da Semana de Artes (SAU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começa nesta segunda-feira (5), junto com a I Conferência de Cultura no câmpus sede da universidade. O evento não ocorre há 20 anos.
Segundo o diretor de Cultura da UEM e do Comitê Gestor Cultural da universidade, André Rosa, o momento representa “a retomada do reconhecimento, da valorização, da produção e circulação de tudo que nós fazemos na universidade em relação à arte e cultura, mas também o que tem sido produzido em outras instituições.”
Nesta segunda-feira, às 8h30 haverá uma apresentação da Orquestra de Câmara da UEM antecedendo a cerimônia de abertura, no auditório da Biblioteca Central (BCE). Logo após, haverá a palestra com Renê Wagner Ramos (Seti/PR) sobre “Artes e Cultura nas Instituições de Ensino Superior no Paraná: como ampliar redes de apoio, fomento e investimento?”
Na hora do almoço, o Restaurante Universitário recebe o Encontro das Baterias Universitárias da UEM. No período da tarde, tem a abertura da exposição coletiva na Galerias Colchetes (Bloco A34) e inauguração da exposição coletiva na Galeria de Artes da BCE.
Às 16h, também na BCE, haverá a apresentação do Coro e Curso de Graduação de Música da UEM. No Encontro das Artes, às 19h30, o Pocket Show de Rap Mc Sol (Sarandi/PR). O primeiro dia termina com o espetáculo teatral “Lori Lamby é uma banana!” com Nana Motta (Londrina/PR), às 21h, no Teatro Universitário de Maringá (TUM).
A VIII SAU ocorre paralelamente à I Conferência de Cultura da UEM, que tem como intuito aprovar o Plano de Cultura da Universidade. A programação vai até o próximo sábado (9).
Da Redação
Foto – Reprodução