Assim caminha a humanidade. SomosVÍTIMAS e VILÕES ao mesmo tempo. A infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais. As crianças e os adolescentes estão em perigo.Não é sobre PRESENÇA FÍSICA, é sobre PRESENÇA EMOCIONAL. Também não é sobre mexer no celular “DE VEZ EM QUANDO”. É sobre “DE VEZ EM QUANDO” se transformar em QUASE SEMPRE.
Desde 2010 as taxas de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais têm crescido vertiginosamente. Recomendo a leitura do livro A GERAÇÃO ANSIOSA do autor americano Jonathan Haidt, best-seller n. 1 do New York Times. Ele analisa como a “infância do brincar” foi substituída pela “infância baseada no celular”, acompanhada por uma hiperconectividade que alterou o desenvolvimento social e neurológico dos jovens e tem causado privação de sono, privação social, fragmentação de atenção e vício.
As redes sociais prejudicam mais as meninas que fazem o comparativo e na Internet, todo mundo é rico, feliz, forte, lindo, com roupas maravilhosas, carrões, namorados ricos e elegantes e na realidade, não sobra nada mais do que uma depressão. E os motivos que levam os meninos a migrarem do mundo real para o virtual, tem mostrado consequências desastrosas e imensas para eles e para as pessoas ao seu redor.
O governo, os gestores públicos, a escola, os pais, precisam ACORDAR. E acordar, é dar a cor. Isto é dar VIDA. Precisamos devolver a infância as nossas crianças. E não é apenas o bem-estar de nossas crianças que está em jogo, mas da sociedade como um todo. A crise da infância e da adolescência também refletem nossa realidade.
Precisamos trazer de volta para as nossas crianças os fundamentos que sempre determinaram o bem-estar do ser humano, dos seres vivos, isto é, o contato com o mundo vivo e real, a natureza, o movimento, a brincadeira, a interação social. Aqui pregamos menos ON-LINE e mais ON-LIFE. E acredite, É POSSÍVEL. Parece que estamos numa guerra. De um lado a superproteção no mundo real e de outro a subproteção no mundo virtual. Você fica cheio de cuidados para a criança ou adolescente ir à padaria da esquina e não cuida dela que muitas vezes está fechada no quarto, recebendo um montão de coisas impróprias pela tela, causando um dano muitas vezes sem reparo. O que estamos debatendo aqui é sobre restabelecer uma VIDA HUMANA para os SERES HUMANOS de toda as gerações. Celular na escola é totalmente improdutivo. Redes sociais para crianças e adolescentes provocam mais mudanças negativas do que supomos. Essa é uma mensagem não somente para pais e professores mas para todos aqueles que cuidam ou se preocupam e se importam com crianças.
Hoje vivemos um colapso da saúde mental entre os jovens e por aqui, volto na afirmação que já fiz: Somos VÍTIMAS e VILÕES ao mesmo tempo. A infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais. As crianças e os adolescentes estão em perigo. Você que tem crianças em casa, ou na sua escola, ou que se preocupa com elas, está se preparando para este novo mundo de que forma? Aqui eu volto minha indagação para pais, professores, gestores públicos e quem se importa com o futuro destas gerações.
É essa busca por respostas que movimentam os pesquisadores há anos, e que levou, mais recentemente, a procurar as raízes de um fenômeno que é praticamente consenso entre esses pesquisadores e psicólogos que se debruçam sobre o tema: a Geração Z, dos nascidos entre 1995 e 2012, sofre mais emocionalmente do que as anteriores.
Sim, precisamos de um PLANO DE AÇÃO para enfrentar estes DESAFIOS. Não é sobre PRESENÇA FÍSICA, é sobre PRESENÇA EMOCIONAL. Também não é sobre mexer no celular “DE VEZ EM QUANDO”. É sobre “DE VEZ EM QUANDO” se transformar em QUASE SEMPRE.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.