Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

TEM BICHO-PAPÃO?

Outro pré-candidato desistiu de disputar a prefeitura; ontem foi a vez de Homero Marchese. Comentário, no centro, dos populares “Bié” e “Pardal”: “Tem bicho-papão comendo candidatos a prefeito de Maringá”.

DIFICULDADES

O partido Novo, de Marchese, tinha convenção marcada para ontem à noite no Haddock Buffet. Menu: oficializar a desistência por falta de condições de tempo de rádio e TV, de recursos e também de um candidato a vice agregador.

JOGO BRUTO

Consequência de traições, armações, brigas e desistências que envolvem toda campanha política, vários políticos maringaenses que almejavam ser prefeito ou vice ficaram pelo caminho em 2024. O xadrez da política é muito complicado, muda como as nuvens no céu.

LISTA

Dentre eles – fora vereadores – vários que foram candidatos a deputado estadual em 2022: Marchese, Do Carmo, Delegado Jacovós (preferiu agregar a esposa como vice do PP), Dr. Batista e Flávio Mantovani.

POTENCIAL

Quem tirou essas cartas do baralho desdenhou o potencial. Somaram 37,92% dos votos de Maringá para deputado estadual; fossem candidatos a prefeito somariam muitos mais. Alguns alcançaram percentuais que colocam no chinelo vários candidatos à prefeitura.

FLORESTA

Ex-prefeito de Floresta, José Roberto Ruiz, que também foi secretário de Administração em Maringá, colocou nome e experiência novamente à disposição do município. Aprovadíssimo durante a convenção, sábado, do Republicanos e do Partido Liberal.

SARANDI

A Justiça Eleitoral negou ontem pedido que visava impugnar o registro da candidatura do ex-prefeito de Sarandi Carlos de Paula (PSB). Ele representa a coligação que ainda agrega PL e Cidadania e tem 7 dias para defender-se.

CONTAS

O pedido foi feito pelo PP, Agir, PRD, PSD e Ministério Público Eleitoral. Alegam que a impugnação deve ser feita por conta da desaprovação de contas relativas ao exercício de 2011, quando De Paula era prefeito.

PÓE NA CONTA…

Depois das quatro mortes que provocaram manifestação e revolta popular, mais um óbito na PR-317. Ontem de manhã foi encontrado o corpo do motociclista Ewerton Tavares do Nascimento, de 31 anos.

QUEDA

Fechado por outro veículo ou desorientado pela falta de visibilidade noturna da sinalização das obras inacabadas, a moto caiu em um buraco entre as duas pistas. O corpo e a moto só foram vistos quando amanheceu.

ÁRVORES

A Prefeitura de Maringá faz licitação para contratar empresas que removam as árvores caídas durante temporais na cidade. Desta vez tem foco e cuidado também com os distritos de Floriano e Iguatemi.

SERVIÇO COMPLETO

As empresas devem dar destinação a todos os galhos e troncos que às vezes ficam onde caíram durante semanas. Os envelopes da licitação serão abertos no dia 20. A prefeitura estipula máximo de R$ 5,5 milhões para remover até 5.200 árvores.

VIOLÊNCIA GRATUITA

Noite de terror, domingo no Jardim Bom Pastor, em Sarandi. Quatro jovens armados com paus e pistola passaram por uma rua chutando portões, ameaçando e agredindo pessoas, roubando celulares.

BARBÁRIE

Invadiram um churrasco familiar e na rua agrediram e feriram gravemente um idoso de 72 anos que passeava com a neta. Ele está internado em UTI.

TAMBÉM

Na mesma noite, em Maringá, quatro armados invadiram casa no Parque das Grevíleas, deram três tiros em uma mulher (19 anos) e quatro em um homem (22 anos). Ele usa tornozeleira eletrônica e foi um “desentendimento comercial” por drogas.

ABANDONO

Essas duas ocorrências mostram claramente como as populações de Sarandi e de Maringá sofrem com a falta de efetivo policial, pelo menos de uma ronda que percorra os bairros. Os bandidos deitam e rolam, fazem tiroteios sem medo de serem flagrados ou perseguidos.

COMPARTILHE: