O repórter policial e blogueiro André Almenara prestaria depoimento segunda-feiramas de acordo com o delegado do caso, Leandro Roque Munin, o depoimento foi remarcado a pedido da defesa.
A Polícia Civil está de posse de várias mensagens trocadas entre Almenara e um suspeito que morreu em confronto com a PM em 2023 e que teve seu celular apreendido na ocasião. O aparelho de Almenara também já está nas mãos da Polícia e deverá ser periciado. De acordo com mensagens já capturadas, o blogueiro informou o suspeito sobre a prisão de um integrante da organização criminosa. Em uma dessas mensagens, Almenara informa : “Menino é o seguinte: ó, chegou a Choque agora aqui atrás do Shopping Mandacaru Boulevard em duas casas aí . Agora pegaram o tal Fernando e foram em outro barraco buscar uma pistola lá”.
De acordo com o delegado Munin, nas mensagens trocadas entre o blogueiro e o suspeito, o criminoso pede detalhes sobre uma operação policial em andamento. A partir das informações repassadas pelo blogueiro, ele descobre que um dos membros da organização foi preso. Em outro trecho das mensagens, uma pessoa não identificada diz que recebeu a informação de que o setor antitóxicos da Polícia Civil faria operação na manhã de Natal.
A análise do celular do membro da Orcrim revelou que, utilizando o acesso a informações que obtinha pela profissão, o blogueiro repassava informações confidenciais sobre apreensões de drogas, homicídios, autores e vítimas dos crimes, além das linhas de investigação policial. Para o delegado Munin, “ esse tipo de atitude do blogueiro permitia que os criminosos se preparassem e frustrassem as ações policiais. Na verdade, ele colaborava com a impunidade”. Almenara teria, durante conversa com um suspeito, incentivado a morte de uma pessoa.
André Almenara teve o celular apreendido pela Polícia Civil no último dia 8 e o aparelho já foi periciado. As ligações dele com a organização criminosa que opera no tráfico de drogas seria responsável por vários homicídios na Região Metropolitana de Maringá. Começaram, de acordo com a Polícia, em 2020. Porém o blogueiro passou a ser investigado em 2023, após a apreensão do celular do suspeito morto no confronto com a Polícia Militar. Em vídeo que divulgou por suas redes sociais, André Almenara se diz inocente e afirma que irá colaborar com a justiça.
Redação JP
Foto – Reprodução