Início Notícias Gerais Projeto que altera regulamentação do Fundo Paraná avança na Assembleia

Projeto que altera regulamentação do Fundo Paraná avança na Assembleia

Avançou na Assembleia Legislativa do Paraná uma iniciativa do Poder Executivo que altera a regulamentação do Fundo Paraná. O projeto 1032/2023 recebeu votos divergentes, nas duas sessões plenárias ordinárias realizadas nesta terça-feira (13). Segundo o governo, a mudança vai permitir, transferência de recursos do Fundo atribuídos à Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) na modalidade fundo a fundo, desde que cumpridos os requisitos legais. Os municípios, como contrapartida, devem ter uma secretaria de inovação ou um fundo próprio para receber os recursos.

O texto altera a Lei n° 21.354/2023, que regulamenta o Fundo Paraná e, de acordo com o Executivo, o repasse vai promover o financiamento de programas, projetos e ações de pesquisa, extensão, desenvolvimento cientifico e tecnológico municipais, com repasse regular e automático, simplificando os processos de trabalho, aperfeiçoando o controle e fortalecendo o ecossistema regional de inovação.

A iniciativa recebeu 32 votos favoráveis e 7 contrários em segunda discussão, e 35 x 8 em terceiro turno. Deputados da Oposição assinaram uma emenda ao projeto que foi derrubada em plenário, por 29 votos contra e 10 favoráveis. Já uma emenda de correção apresentada pelo Líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), passou com 34 votos a favor e 7 contra.

Entre as alterações, projeto define que distribuição dos recursos do Fundo Paraná, dar-se-á da seguinte forma: até 50% à Fundação Araucária; até 25% à Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e aos municípios do Estado do Paraná; e até 25% ao Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), ao Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), ou a outra Instituição de Ciência e Tecnologia pública estadual que venha a ser constituída.

O Poder Executivos defende que o Fundo Paraná tem por finalidade apoiar o financiamento de programas, projetos e ações de pesquisa, extensão, desenvolvimento científico e tecnológico, bem como medidas autorizadas pela Lei Estadual de Inovação e atividades afins, segundo as diretrizes e políticas recomendadas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia -CCT PARANÁ.

Também do Poder Executivo, o projeto de lei 367/2024 passou em segunda e terceira discussão. A iniciativa altera a Lei n° 17.425/2012, criando o Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Estado do Paraná. De acordo com o governo, a proposta visa ajustar questões de representatividade, de participação dos órgãos e entidades ligados às demandas dos povos e comunidades tradicionais. A medida também altera pontos organizacionais, de fluxo e administrativas do colegiado.

Calendário

Os parlamentares aprovaram cinco proposições que instituem datas comemorativas no estado. Três delas tiveram a tramitação concluída em plenário. É o caso do projeto de lei 753/2023, de autoria do deputado Luis Corti (PSB), que institui o Dia Estadual do Produtor de Leite, a ser comemorado no Estado anualmente no dia 12 de julho. E do projeto de lei 892/2023, da deputada Ana Júlia (PT) e do deputado Alexandre Curi (PSD), instituindo a Semana Estadual das Juventudes, a ser realizada anualmente na semana do dia 12 de agosto.

Duas iniciativas são do deputado Delegado Tito Barichello (União): o 330/2023 institui o dia 21 de julho como o Dia Estadual do Desportista de Paintball, e também segue para sanção. Enquanto o 389/2023, instituindo o Dia Estadual da Torcida Os Fanáticos, a ser celebrado anualmente em 24 de outubro, passou em primeiro turno

Já o 40/2023, do deputado Thiago Bührer (União), também foi aprovado em primeira discussão. A iniciativa institui bimestralmente o dia da prática esportiva nas escolas públicas do Estado do Paraná.

Utilidade Pública

Uma série de projetos que concedem o título de utilidade pública foram aprovados. Com votação em dois turnos e dispensa de redação final, seguem para sanção ou veto governamental as seguintes proposições: dos deputados Evandro Araújo (PSD) e Gilson de Souza (PL), à Missão Resgatando Vida, de Marialva (PL 76/2024); da deputada Flávia Francischini (União), à Associação Casa de Repouso Jardim Alegre, de Rio Branco do Sul (PL 87/2024); do deputado Batatinha (MDB), ao Grupo Escoteiro Aldeia Verde 186-PR Marista Cascavel, daquele município (PL 126/2024); do deputado Fabio Oliveira (Podemos), à Associação Novas Possibilidades A. G., de Maringá; (PL 226/2024); do deputado Goura (PDT), à Associação SEMEAR – de Terapia e Harmonia Canábica, de Maringá (PL 449/2024); do deputado Luiz Claudio Romanelli, à Associação Cultural de Capoeira Maculelê, de Cornélio Procópio (PL 473/2024); e da deputada Maria Victoria (PP), ao Centro Universitário de Maringá, daquele município (PL 98/2024).

Homenagem

O deputado Marcel Micheletto (PL) teve aprovado o projeto de lei 55/2024, que homenageia o seu pai, Deputado Moacir Micheletto, que dará o nome ao trecho da rodovia PR-239, passando por Bragantina, até a PR-182.

“Formado Agronomia, pela Universidade Passo Fundo-RS, em 1972, chegou ao Oeste do Paraná em 1968, indo residir em Toledo. Sendo o primeiro engenheiro agrônomo na região, Micheletto, foi morar na cidade de Assis Chateaubriand em 1973, onde por 26 anos pôde desempenhar diversas funções em prol da agricultura brasileira e da população paranaense”, diz a justificativa que lista inúmeros cursos, cargos ocupados e homenagens destinadas ao ex-deputado.

Já o projeto de lei 832/2023, que estabelece normas para a contenção de enchentes e destinação de águas pluviais no Paraná, foi retirado de pauta.

Sessão dupla

Os deputados estaduais participam de duas sessões plenárias na próxima segunda-feira (10), uma ordinária e uma extraordinária. Ambas terão transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Assessoria de Imprensa
Foto – Alep

COMPARTILHE: