Maringá tem a melhor educação municipal entre os cinco maiores municípios do Estado, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 divulgados pelo Ministério da Educação esta semana. A Cidade teve nota de 7,2 nos anos iniciais do ensino fundamental, considerado um aumento de 10% em relação ao levantamento anterior em 2021, quando o Ideb foi de 6,5. A nota é uma das melhores da série histórica, que teve início em 2005.
O Ideb de Maringá é maior que a média do Brasil, de 6, e de todas as cidades paranaenses, de 6,7. Entre os maiores municípios do Paraná, Maringá também lidera o ranking com o melhor resultado do Ideb. Curitiba registrou Ideb de 6,3 e Londrina 6,9. O município também superou os resultados de Ponta Grossa (6,5), Cascavel (6,8) e São José dos Pinhais (5,9).
“O novo resultado do Ideb reforça o nosso trabalho pela qualidade da educação pública de Maringá. O município ampliou significativamente os investimentos na área, com foco na valorização dos professores, na garantia de uma metodologia de ensino inovadora e na ampliação do ensino em tempo integral. Cuidar da educação é preparar o presente e o futuro da nossa cidade”, diz o prefeito Ulisses Maia.
Desde 2005, quando o MEC começou a avaliação, o maior Ideb de Maringá havia sido em 2019, quando obteve 7,2, o mesmo percentual do ano passado. No levantamento anterior, em 2021, houve grande impacto da pandemia de coronavírus, porém, o município ainda manteve a maior nota entre as grandes cidades do Estado. Com o novo Ideb de 2023, Maringá também recuperou o índice registrado antes da pandemia e a maior nota registrada.
O Ideb é calculado a partir dos dados a respeito da aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia o aprendizado dos alunos em língua portuguesa e matemática. Na rede municipal de ensino, em que a administração é de responsabilidade da prefeitura, são avaliados os estudantes do 5º ano do ensino fundamental.
A secretária de Educação Nayara Caruzzo explica que a Cidade aplicou estratégias para monitoramento da aprendizagem a partir de simulados preparatórios, fortalecendo o diálogo com toda a comunidade escolar. “Cada membro da equipe, desde os gestores até o corpo docente, funcionários administrativos, operacionais e os familiares desempenharam um papel crucial no processo de preparação dos alunos.”
Ainda conforme ela, além dos vários projetos pedagógicos implantados e das formações para diretores, professores e supervisores, também foi investido em projetos e programas na educação integral (ampliação da jornada escolar) com foco em todas as áreas do desenvolvimento infantil.
AVANÇOS
Em 2024, a gestão pública ampliou a cobertura do ensino integral para 75% das escolas municipais e ultrapassou a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que determinava que pelo menos 50% das escolas oferecessem a educação integral até este ano. A quantia de crianças alfabetizadas na rede municipal de ensino de Maringá é a maior entre os grandes municípios do Paraná. Na rede municipal de ensino, 80,5% das crianças alcançaram o patamar de alfabetização.
A valorização dos profissionais da educação, formações frequentes e metodologia de ensino inovadora também impulsionam a qualidade da rede municipal de ensino. Além do projeto ‘Amigos da Leitura’, em que o processo de estímulo à leitura passou a ser realizado de maneira individual, formações de língua portuguesa e matemática para os professores da rede municipal foram fortalecidas, implantando os projetos ‘Acelera’ e ‘Aprender Mais’, com atividades de português e matemática aos alunos no contraturno para a recomposição da aprendizagem.
Dessa forma, há 15 escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em construção ou reforma. Com investimento de R$ 190 milhões, a Cidade tem quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em construção e outras quatro unidades com obras de reforma e ampliação, além de duas novas escolas municipais em construção e obras de ampliação e construção de novas salas em outras cinco unidades.
Da Redação
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