Início Maringá Maringá testa sistema de totens que faz até identificação facial

Maringá testa sistema de totens que faz até identificação facial

O Totem é um dispositivo de inteligência artificial que utiliza algoritmos para fazer identificação facial, captando imagens em 360 graus e com alcance de até um quilômetro.

A identificação facial por meio de algoritmos já funciona em várias cidades do mundo e no Brasil, principalmente em estádios de futebol, como é o caso da Serrinha, em Goiás;  Allianz Parque, do Palmeiras e Fonte Nova, na Bahia. Em Maringá, entrou  em funcionamento um sistema de totens, que deve ser testado durante 120 dias em 8 pontos estratégicos  da cidade. Está funcionando 24 horas por dia desde ontem na Vila Olímpica e na Praça Raposo Tavares, mas em caráter de experiência estará também no  Terminal Urbano, Praça Napoleão Moreira da Silva, Estação Rodoviária, Aeroporto, Praça Reviver Magó e Travessa Jorge Amado (Mercadão).

Na lista de funcionalidades desse tipo de totem estão: captação de imagens e áudio em 360 graus em curta e longa distância, com visão noturna; reconhecimento facial, leitor de placas, botão de acionamento de ocorrências  diretamente com a Guarda Civil Municipal, botão do pânico, sirenes bidirecionais, mensagens de áudio em casos de ocorrências, giroflex, detecção de sinais de risco  e controle em casos de aglomeração de pessoas, invasão ou circulação em áreas proibidas ou restritas, contagem de pessoas ou objetos, alerta de desastres naturais e sensor sísmico. Detalhe: o equipamento é protegido contra atos de vandalismo, com emissão de alerta a qualquer ameaça de vândalos.

As imagens geradas pelos totens de segurança serão monitoradas pelo Centro de Controle Integrado (CCI). Os equipamentos instalados nessa primeira etapa serão testados por 120 dias, prazo que a Prefeitura terá para decidir se opta ou não pelos modelos Heper e  Alarmes Patrocínio ou continuará testando outros equipamentos. “O importante é que seja qual for o modelo contratado, os totens reforçarão de maneira substancial  o sistema de segurança preventiva na cidade, facilitando a identificação e prisão de pessoas envolvidas com o crime organizado e  fichadas pela polícia”, diz o secretário de segurança de Maringá, Ivan Quartaroli, que apresentou o primeiro totem a entrar em operação ontem às 11h.

Redação JP
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: