Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

HOMENAGEM

Prestigiada por muitos jornalistas, autoridades e amigos a sessão da Câmara Municipal de Maringá que homenageou os 33 anos e as 10 mil edições do JORNAL DO POVO. Presentes os diretores Deny, Dayani e Danyani e todos os vereadores.

DESTAQUE

O Título de Consagração Pública foi iniciativa da vereadora professora Ana Lúcia Rodrigues que lembrou o fundador Verdelírio Barbosa e a importância do JP com seu conjunto diário de notícias e opiniões que informam, defendem e orientam os maringaenses.

FAMÍLIA

Em sua fala o diretor Deny Barbosa focou o JP como uma missão de vida, herança familiar que os irmãos vão passar para os herdeiros. Expôs inclusive o espírito que norteia a todos do jornal sobre a responsabilidade diária de manter e honrar a tradição da imprensa escrita.

EQUIPE

Destacou a união que une colaboradores e diretoria e frisou que as irmãs diretoras são jornalistas e ele apenas um “jornaleiro”, o responsável pela gestão empresarial do início ao fim do processo que só concretiza cada edição quando o JP chega aos assinantes e bancas.

A VERDADE

“Hoje o jornal virou uma espécie de curadoria em meio à desinformação e fake news. O jornal precisa filtrar tudo isso para colocar a notícia com exatidão e verdade, ouvindo os dois lados sempre, para poder levar o melhor ao leitor”, explicitou Deny Barbosa.

MAL DAS TELINHAS

Pela primeira vez ao longo das gerações, confirma-se que os filhos têm um QI menor do que o dos pais. As causas – será que o Google explica ? – das miopias à depressão, dificuldade de aprendizagem, aumento dos suicídios, obesidade, cyberbullying compõem a pandemia das telinhas.

DISCUSSÃO

Uma banca de especialistas discutiu esses problemas na Assembleia Legislativa do Paraná. Unânimes na opinião de que a evolução tecnológica é fantástica, mas também que acesso e uso descontrolados são ruins para crianças e adolescentes, promovendo impactos negativos na saúde física, mental e nas relações sociais.

ATROFIANTE

Segundo especialistas, todos precisam se conscientizar de que o uso excessivo de telas em crianças faz atrofia cortical no cérebro (síndrome neurodegenerativa), com danos para o resto da vida.  Pesquisas científicas já comprovam ansiedade, tentativas de suicídio, depressão e crianças que não se “conectam” com a realidade, comprometendo o futuro da geração.

CONSUMO

O Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais. São 131 milhões de contas ativas, das quais 127 milhões (97%) são usuários únicos das redes sociais. A média de uso é de 10 horas por dia na internet e 3h41min nas redes sociais, de acordo com a Comscore, empresa norte-americana de análise da internet.

CADÊ A GRANA?

Em todo país candidatos a vereador estão irritados com a demora dos partidos em liberar recursos do fundo eleitoral para tocarem suas campanhas. A dinheirama cai nas contas controladas pelos maiorais e os candidatos da base enfrentam dificuldades e se endividam.

PROXIMIDADE

Com o dia da eleição “logo ali” tem candidato apelando para financiamento bancário, crédito pessoal e outras armadilhas econômicas que poderão compromete-los. Se queixam também da lentidão do Banco do Brasil para abrir contas; em campanha acelerada não podem perder tempo com burocracia.

BASE FORTE

Dentre os vereadores atuais de Maringá o emedebista Alex Chaves está entre os que compuseram bases muito fortes. Para dar ideia dessa consistência, aderiram a ele a ex-candidata à prefeitura Cláudia Bocchi e Anderson Carrard, duas lideranças reconhecidas da comunidade.

É FOGO

Em suas andanças pelos bairros, empresas e residências de amigos, Ângelo Salgueiro destaca a perspicácia de um eleitor pioneiro que comparou o estágio de cada político – principalmente os candidatos –  às chamas de velas.

DERRETENDO

Comparou Ângelo e outros políticos que estão em maior evidência a velas novas com chamas grandes, quentes, brilhantes. Os demais, inclusive prefeitos em fim de mandatos, com o pavio já curtinho, pouca cera, em vias de apagar ao primeiro ventinho. 

COMPARTILHE: