Quando permitimos que valores ruins dominem nossa vida, acabamos nos importando com coisas que, no fundo, não merecem nossa atenção. O hábito de ler notícias negativas ou assistir programas que só falam de desgraça, vai virar nome de doença.
Ao longo da minha jornada aprendi que a qualidade da nossa vida e dos nossos negócios está diretamente ligada aos valores que escolhemos nutrir. Esse conceito, ressoou profundamente comigo, especialmente quando falamos sobre a importância de escolher valores melhores. Quando permitimos que valores ruins dominem nossa vida – padrões baixos estabelecidos por nós ou pelos outros – acabamos nos importando com coisas que, no fundo, não merecem nossa atenção.
Isso não só nos desgasta, mas também torna nossas vidas e negócios piores. No início da minha carreira, muitas vezes me vi preso em ciclos de preocupação com métricas de vaidade, buscando reconhecimento superficial e tentando agradar a todos. Esse foco equivocado me levou a enfrentar problemas que drenavam muita energia e não traziam resultados significativos. Aprendi que fazer sucesso é também dizer “NÃO”.
A virada de chave aconteceu quando decidi redefinir meus valores e prioridades. Escolhi me importar com o que realmente fazia sentido – a satisfação dos meus clientes, a qualidade das palestras e consultoria que eu oferecia e a integridade das minhas ações.
Com essa mudança de foco, percebi que meus problemas mudaram. Não é que os problemas desapareceram, mas agora eles eram melhores problemas, ou problemas que valiam a pena enfrentar e cuja resolução sempre me ensinava algo novo. Adotar valores melhores direciona nosso FOCO para o positivo, para o que realmente nos proporciona bem-estar, felicidade, prazer e sucesso.
Ao longo dos anos, essa mudança de perspectiva me ensinou uma lição valiosa: nós escolhemos diretamente o tipo de problema que enfrentaremos. Não há como escapar da responsabilidade pelos problemas que enfrentamos, mas há uma solução poderosa – escolher os problemas certos.
Quando passei a focar em construir relacionamentos sólidos com meus parceiros que vendiam minhas palestras e meus clientes onde fui formando carteira de vários trabalhos, os desafios que enfrentei se transformaram em oportunidades de crescimento.
Ao invés de me preocupar com concorrência desleal ou críticas infundadas, passei a me preocupar com inovação.
Essa melhoria contínua de entrega e valor real mudaram a minha vida e criaram uma nova dimensão do meu nome no mercado. Esses novos problemas e mesmo oportunidades, me trouxeram satisfação e sucesso duradouro.
Você deve achar muito estranho eu falar que não dou bola para a concorrência, não é mesmo? Sua estranheza é compreensível, já que o que mais se ouve é justamente o contrário: Eles dizem: “fique atento à concorrência, cuidado com a concorrência, veja o que a concorrência está fazendo!” . Estou lhe oferecendo esse caminho, porque você não tem que vencer o concorrente: você precisa vencer a si mesmo! Aqui você cria mentalidade de lucro como o pai do seu negócio, você cria entregas extraordinárias, isto é, melhora a sua qualidade e como consequência, gerencia melhor a sua vida. O que eu posso fazer de melhor? Aqui você se pergunta: O que eu posso fazer diferente? O que eu sou capaz de mudar para agradar meus clientes? Como eu posso conseguir mais lucro?
A mensagem que quero deixar é clara: não podemos evitar os problemas, mas podemos escolher quais problemas enfrentaremos. Ao dar combustível a esses valores que realmente importam, direcionamos nossas energias para aquilo que traz resultados positivos e significativos. E com isso, não apenas nossos negócios prosperam, mas também nossa qualidade de vida melhora.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.