O Observatório Social de Maringá (OSM) promoverá em 10 de setembro, no auditório Sicredi Dexis, na avenida Paraná, 891, o Seminário “O Papel do Prefeito e Vereador em uma Sociedade Eticamente Responsável”.
Segundo o OSM, o evento é simbólico e não somente comemora os 20 anos da trajetória da entidade, como também se posiciona para o marco de conscientização da sociedade para o futuro da gestão pública, tendo em vista as eleições municipais de 2024.
O evento reafirma a missão do OSM, que é a de “promover maior participação da sociedade no controle da gestão pública”, oferecendo à população e aos agentes públicos a chance de refletir acerca das responsabilidades referentes aos cargos de prefeito e vereador, principalmente em tempos de eleição, revelando a necessidade de reflexão sobre a ética na gestão pública e a transparência no uso dos recursos públicos.
Além disso, o Observatório Social de Maringá é uma associação civil sem fins lucrativos. No exercício das atividades, tem o intuito de fazer ações voltadas à educação fiscal e acompanhar ativamente o uso correto do dinheiro público pelos gestores e agentes públicos responsáveis.
A finalidade, conforme a associação, é de agir de maneira preventiva, evitando o uso inadequado do dinheiro público, gerando uma mudança de cultura na sociedade.
Dessa forma, a metodologia organizada de trabalho, o desenvolvimento de relatórios isentos e técnicos, e os resultados positivos no acompanhamento da correta aplicação dos recursos públicos, fizeram o OSM ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o melhor Projeto de Inovação Social da América Latina e o Caribe em 2009, recebendo também o primeiro lugar no Prêmio Innovare, na categoria Justiça e Cidadania, em 2015.
O seminário terá a presença de importantes palestrantes, como Giuliana Lenza, procuradora da Fazenda Nacional, mestre em direito e especialista em Gestão Pública, que discutirá sobre “Transparência e Ética na Política.” A palestrante trará a vasta experiência na administração pública para debater a importância da transparência e da ética como pilares essenciais na construção de uma sociedade justa e responsável.
Décio Rui Pialarissi, consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI) conduzirá a palestra “O Vereador e os Impostos – Similaridades e Desafios.”
Nicola Frascati Junior é Juiz Eleitoral da 192ª Zona Eleitoral de Maringá, onde é o atual diretor do Fórum de Maringá. Ele debaterá sobre “Uma Gestão Pública voltada para o Cidadão”.
Da Redação
Foto – Reprodução