Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

SHOW POLÍTICO

Começa nesta sexta-feira e prossegue até 3 de outubro o show dos políticos denominado Horário Eleitoral Gratuito. Neste primeiro turno, de segunda a sábado as campanhas para prefeito e vice ocupam 20 minutos, dois blocos de 10 minutos por dia na rede de rádio e TV.

MAIS

Também há veiculação de 70 minutos diários em inserções de até 1 minuto, inclusive aos domingos, para os cargos de prefeito e vereador. A legislação não prevê tempo em cadeia para a eleição de vereador. Horários principais: no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

FUJÃO?

Candidato a prefeito de Londrina, o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) não foi ao debate da Associação dos Ex-Alunos da UEL. Alegou “viés esquerdista” dos promotores. O pai dele, Durval Amaral, conselheiro do Tribunal de Contas, foi diretor do DCE da universidade.

BOLSONARO

O ex-presidente continua seu périplo pelas principais cidades paranaenses. Hoje. entre 12 e 13 horas reúne políticos e seguidores no Parque de Exposições em Maringá. Na região apoia candidatos a prefeito em seis cidades e a vice em outras três.

MARCHA

Amanhã tem Marcha para Jesus em Maringá. O evento religioso começará às 9 horas na Praça Napoleão Moreira da Silva. Segundo Leônidas Carvalho, presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos, as famílias vão reafirmar os valores cristãos.

VALORES

Para pensar: “Ora, nós que somos fortes na fé, temos de suportar as debilidades dos fracos e não agradar a nós mesmos, portanto, cada um de nós agrade o próximo no que é bom para a edificação”. 

A POLÍTICA

Próximo da eleição, ciclo de palestras sobre política agendado para o dia 10 próximo no Sicredi Dexis. O evento é gratuito, mas pelo número limitado de vagas é necessário fazer inscrição antecipada até o dia 8.

DE OLHO

‘O Papel do Prefeito e Vereador em uma Sociedade Eticamente Responsável’ tem como foco principal conscientizar candidatos a prefeito e vereador sobre a importância das funções municipais no desenvolvimento de uma sociedade ética e justa.

CONTEÚDO

A palestrante Giuliana Lenza, procuradora da Fazenda Nacional discorrerá sobre“Transparência e Ética na Política.” O consultor do FMI Décio Rui Pialarissi abordará “O Vereador e os Impostos – Similaridades e Desafios.” E o juiz Nicola Frascati Júnior, falará sobre o tema “Uma Gestão Pública voltada para o Cidadão”.

DESTAQUE

O empresário Evandro Oliveira (PSDB) tem surpreendido positivamente nos encontros que participa do ao lado do vice Adriano Bacurau. Devido as andanças nos bairros ele porta centenas de reclamações de maringaenses.

ESCALA

As reclamações principais são da área da saúde – falta de consultas, exames, demora no atendimento; segurança pública – nos bairros viaturas da PM e da PC só aparecem quando há ocorrência grave.

MULTIDÃO

O Paraná aumenta de importância agora também pela grande e produtiva população. É o quinto Estado com maior número de habitantes do País – 11.444.380 – o que credencia o governador Ratinho Jr para disputar pelo menos uma vaga de vice-presidente na eleição de 2026.

MAIOR

Com 5,6% dos brasileiros, o Paraná fica atrás apenas de São Paulo (45,9 milhões), Minas Gerais (21,3 milhões), Rio de Janeiro (17,2 milhões) e Bahia (14,8 milhões). Temos a maior população da região Sul, 3,2% maior que os registros do censo de 2022.

EMENDA

O deputado Denian Couto é autor de uma Emenda à Constituição do Paraná para evitar uma iniciativa que identifica como “lacração” criminosa. Aconteceu durante uma cerimônia em que estavam o candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos e o presidente Lula.

ESCÁRNIO

Na apresentação do Hino Nacional, ao invés de “dos filhos deste solo és mãe gentil…”, eles cantaram em linguagem neutra: “des filhes deste solo és mãe gentil…” O deputado quer banir a linguagem neutra em hinos: “Aqui no Paraná essa coisa não vai pegar.

COMPARTILHE: