Uma reunião foi feita ontem na sede do Procon Maringá para resolver o problema da fiação caída nas vias de Maringá. A atitude mobilizou a prefeitura, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e representantes de companhias de telefonia e internet. 40 pessoas aproximadamente participaram, que decidiram criar um grupo de trabalho para remover a fiação caída nas calçadas e ruas do município.
O órgão de defesa do consumidor já mapeou 270 pontos em diferentes regiões da Cidade. “Essa foi uma iniciativa inédita porque antes o Procon tratava com a Copel, a Copel com as companhias e não avançava. Agora mobilizamos todos os envolvidos e sentimos uma boa vontade de todos que vieram nessa reunião. Recebemos boas sugestões e já vamos colocar em prática”, diz o coordenador do Procon, Edjalma Alves.
Depois da criação do grupo de trabalho, serão indicados quais primeiros pontos que terão a remoção dos fios. Também foi sugerido que exista acompanhamento de serviços terceirizados, como poda de árvores e troca de postes, para evitar que a fiação seja danificada acidentalmente no trabalho de manutenção.
Em contrapartida, as empresas proprietárias dos fios se comprometeram a acelerar a remoção da fiação que não é mais usada. A retirada desse material reduz riscos de acidentes para pedestres, motociclistas e motoristas nas calçadas e ruas de Maringá. Quem verificar fiação caída em algum ponto do município, pode solicitar a remoção no telefone 156.
Da Redação
Foto – Reprodução