Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

NÃO E NEM

O impasse no caso dos vereadores Belino Bravin e Altamir da Lotérica só pode ser definido por aquela “explicação” bem brasileira para uma situação encalacrada: ”não c… nem sai da moita”.

EXPERIÊNCIA

Experiente de seis mandatos o presidente da Câmara Mário Hossokawa afirma que uma sentença judicial é para ser cumprida.

MOROSIDADE

É sabido que a nossa Justiça é morosa, mas nesse caso não. Teria a sentença sofrido uma falha de CEP, ou algum irresponsável a extraviou pelo caminho entre o judiciário e o legislativo.

FISSURA

Dos dois suplentes, Luiz Neto até já alugou um terno social para assumir uma das cadeiras. Oficiou o Hossokawa de sua prontidão e a cada terça e quinta-feira o jovem acorda com esperança: “É hoje!”, mas o dia não chega.

STOP

Enquanto isso, a Justiça continua caneteando e impedindo as candidaturas de ex-vereadores. No caso, Jamal, Zebrão e Fogueteiro. Este último estaria investindo forte para ser o mais votado.

FUNDAÇÕES

Os problemas de Hossokawa não se restringem à disputa judicial por cadeiras. Nas fundações da Câmara também. Com a obra de ampliação para acomodar 23 vereadores as perfurações para estacas estão rompendo fios, encanamentos, etc.

ANTIGUIDADE

Para evitar esses percalços, os atuais construtores precisam dos projetos de construção da Câmara. Mas ela não tem, nem a Prefeitura. Alegam que depois de 30 anos tudo foi perdido. Não previram que poderia ser necessária a ampliação atual.

APOIO

O capitão Jair Bolsonaro baixou quarta passada em Foz do Iguaçu. Razão específica: dar um up, força política para o ex-presidente da Itaipu, general Silva e Luna, segundo nas pesquisas para prefeito, atrás do ex-prefeito Paulo Mac Donald.

RESULTADO 

Promoveram aquelas aparições de apoio, atos públicos, e anteontem uma pesquisa foi feita. Segundo ela, registrada na Justiça Eleitoral (PR-07815/2024). o general subiu para 39,2% e Mac Donald ficou com 33%. Cá entre nós: vamos esperar se a “pesquisa das urnas” confirmará os percentuais em 6 de outubro.

PLACAS FALSAS

A Polícia Civil e o Detran trabalham juntos para apurar empresas de emplacamento de veículos que lesaram cerca de 9 mil paranaenses. Entregavam placas irregulares, sonegando impostos ao não registrá-las no sistema nacional.

APURAÇÃO

Para apurar se uma placa é falsa basta submetê-la ao aplicativo VIO, disponível gratuitamente para download. O QR Code das placas fraudulentas aparece em branco, denunciando que não estão inscritas no Registro Nacional de Veículos.

“FUSKEIROS”

A Câmara Municipal fez homenagem especial ontem, por iniciativa do vereador Alex Chaves, ao Clube Amigos do Fusca de Maringá. O presidente Braz Claudio Garcia de Jesus e diversos associados receberam o Brasão do Município e o Título de Mérito Comunitário.

COMEMORAÇÃO

Os “fusckeiros” de Maringá foram destaque nos dias 22 e 23 de junho quando realizaram a 8ª. edição do Dia Mundial do Fusca (DMF). Promoveram a cultura automobilística com colecionadores de outras cidades e arrecadaram 1040 quilos de alimentos doados para o Provopar.

FOGARÉU

Ontem tivemos incêndios rurais, florestais e de terrenos baldios em todas as maiores cidades do Norte do Paraná. Em Paranavaí o número de incêndios quase dobrou (78,6%) do ano passado para cá.

IRRESPONSABILIDADE

Segundo os bombeiros, grande parte dessas queimadas surge de bitucas de cigarros acesas que as pessoas dispensam geralmente pelas janelas de veículos.

SECURA

A umidade do ar, normal, fica entre 50% e 60%. Mas segundo as aferições da meteorologia do Simepar o ar está muito seco: entre 11% e 17%. Incêndios foram registrados em Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Cascavel, etc.

COMPARTILHE: