Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

SEMANA RUIM

A semana começa mal para a vereadora Cris Lauer (Novo) e para o pessoal que a defende ruidosamente, e até furiosamente nas sessões da Câmara. Vêm à tona gravações confirmando que ela teria “pago” honorários advocatícios com um polpudo cargo em seu gabinete.

SUBIU NO TELHADO

E a nova prova, grave, ocorre justamente na véspera da semana em que todo o processo que passou pela Comissão de Ética deverá ser examinado e votado pelos vereadores. Como disse ontem um sisudo vereador: “Parece que agora ela subiu mesmo no telhado!”

PESQUISAS

Demorou, mas está para começar a maré e guerra das pesquisas eleitorais em Maringá. Uma será divulgada hoje e outra no sábado, segundo os planejamentos de partidos políticos.

INTERESSES

Para avaliar a honestidade de uma pesquisa é preciso saber a qual candidato está ligado quem a pagou. Saber se o instituto de pesquisas é isento, se só está aparecendo agora, etc. E saber que se uma pesquisa é divulgada é porque alguém ganha – ou perde – votos com isso.

VALORES

Outra coisa que a maioria do eleitorado precisa entender: uma pesquisa não é feita para informar sobre a consistência de cada candidato perante a opinião pública. Embora todos neguem, a verdade é que pesquisa é feita para influenciar os eleitores.

SEM PROMESSAS

O candidato Evandro Oliveira diz que não prometeu cortar árvore, cumprir consultas especializadas, exames médicos, nem rapidez para liberar empresas que geram empresa, nem instalou a indústria da multa: “Eu sou administrador. Não acredito em promessa política. Acredito em trabalho!”

OPÇÂO

A propósito, Evandro foi o único candidato que preferiu escolher para vice um legítimo representante da periferia. Adriano Bacurau resgatou muito da cultura popular em Maringá desde que surgiu no ambiente político.

NO BATENTE

O prefeito Ulisses Maia está trabalhando como nunca. Faz das tripas coração para fazer o sucessor. Elenca os pontos positivos da gestão e sabe que a eleição também será um julgamento de seu governo.

RATINHO

Nos bastidores comenta-se que Ulisses será um dos ex-prefeitos que assumirão cargos no governo estadual. Ratinho Jr gosta de aliar com quem tem voto e Ulisses é prefeito da terceira maior cidade do Paraná.

ESTRELA CAINDO

A estrela do PT está cadente. Prova disso é que pela primeira vez em mais de 20 anos, mais de 50% dos municípios não têm candidatos de esquerda. Em cidades importantes como Curitiba, o PT é mero participante de uma grande coligação de esquerda.

DILMA

A queda do PT acelerou com a saída da presidente Dilma em 2016. No auge em 2012, o PT tinha 62% dos candidatos às prefeituras de todo o Brasil, mas hoje confessa fraqueza ao apoiar candidato de outro partido, Guilherme Boulos (PSOL), na disputa pela prefeitura de São Paulo.

INSEGURANÇA

Conhecida como Vilinha por muitos, apesar da ótima localização o Jardim Santa Felicidade não registra avanços para seus moradores nas últimas administrações. Entregadores de farmácias e alimentos inclusive se recusam a fazer entregas no bairro durante a noite.

IDOSOS

É preocupante a inexistência de planejamento dos governos brasileiros para um futuro próximo em que teremos um enorme número de idosos. Em 2022 o Brasil tinha 160.784 pessoas vivendo em asilos ou instituições de longa permanência para idosos.

NA RUA

Quadro preocupante também é o dos chamados moradores de rua e viciados em Maringá. A riqueza da cidade e a falta de policiamento os atrai de toda a região. O próximo governo local precisa começar deixando reabrir o Hospital Psiquiátrico para ajudar a minimizar o problema.

LEVA PRÁ CASA?

Esta é para os que são visceralmente contrários sobre diminuir a idade para responsabilização penal. Combatendo uma facção criminosa a Polícia de Maringá deteve dois menores: um suspeito de três assassinatos, e outro de nove (9) homicídios.

COMPARTILHE: