Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

MOTOS

O perigo, muitas vezes a morte, anda sobre duas rodas. Uma das razões para consequências trágicas está explicada em pesquisa feita pela Secretaria Nacional de Trânsito: mais da metade dos donos de motocicletas não tem CNH para a categoria.

DETALHES

Ou seja, de 32,5 milhões de condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores, 53,8%, 17,5 milhões têm apenas CNH para conduzir carros ou nenhum documento para dirigir qualquer coisa motorizada.

AUMENTANDO

Com os preços da gasolina alto e acessibilidade maior para veículos de duas rodas o número de motos rodando aumenta em todas as regiões, e falta de documentos onde não existe fiscalização específica, como em Maringá.

BLITZE

Aqui a Secretaria de Trânsito faz blitze esporádicas e de cada 100 veículos abordados pelo menos 20 acabam apreendidos por irregularidades diversas. A cidade também está cheia de “piseirinhas”, motos roubadas ou com excesso de multas.

LOUCURAS

São principalmente os condutores dessas irregulares que “voam” nas ruas de Maringá, furam sinais e… como consequência, acabam acidentados. 80% são homens, mas aumenta a olhos vistos mulheres que conduzem motonetas.

FROTA

As motos compõem 28% da frota nacional e seu número aumenta mais que o número de carros. Em Maringá são 343.381 veículos de quatro rodas, 47.374 motocicletas e 20.615 motonetas.

GRAVIDADE

O que preocupa é que apesar de menor número, as motocicletas estão mais envolvidas em acidentes do que os carros em Maringá. Pouco acima de 60%. Também lideram o número de mortos, muitas vezes com “piseirinhas”.

PREOCUPAÇÃO

Sabedor desses números e dos perigos sobre duas rodas é que o empresário Evandro de Oliveira (PSDB) foca em sua campanha para a prefeitura a preocupação com os condutores de motos. Nessa área em que pouco os governantes investem, ele apresenta três propostas.

NOVAS

Primeiro, propõe os bolsões, áreas para reunir as motos à frente dos carros antes de cada semáforo. Também a Motolância, pilotada por enfermeira para chegar rápido aos locais de incêndio. E finalmente o corredor – delimitado por faixas azuis – específico para o tráfego de motocicletas.

FAIXA AZUL

Essa última proposição está sendo testada na capital paulista com bons resultados. Diminui os acidentes e os estresses do trânsito envolvendo motociclistas e motoristas.

SEM QUEIMADAS

Estão proibidas por 90 dias quaisquer queimas de áreas de atividades agrossilvopastoris no Paraná. O objetivo do Instituto Água e Terra é evitar que incêndios provocados por produtores rurais escapem do controle devido à seca e baixa umidade do ar.

RESPONSABILIZADOS

A Portaria nº 338/2024 publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira, encarrega as usinas de produção de açúcar e álcool de comunicar os fornecedores de matéria-prima sobre essa proibição.

SECURA

A Organização Mundial da Saúde recomenda como umidade ideal para o ser humano acima de 50%. a 60% (OMS). Em nossa região ela está abaixo de 20%. Segundo um magistrado do STF estamos vivendo uma pandemia de seca e de incêndios.

DE OLHO

Todo mundo está de olho na abertura do Hospital da Criança de Maringá. Será na próxima segunda-feira às 9h30.  Depois de tanta enrolação, morosidade, os pessimistas dizem que iniciará politicamente como um grande postão de saúde.

PARQUE DO INGÁ

O apresentador Salsicha (RIC) ficou nervoso, ontem, durante reportagem sobre obras para recuperar o lago do Parque do Ingá. A conclusão de estudos contratados junto à UEM é de que será preciso desviar 25% das águas de chuvas das galerias pluviais diretamente para o lago.

SEM GARANTIAS

Mas segundo as entrevistas com especialistas que farão as galerias para conduzir as águas, isso não garante que o lago voltará ao nível anterior. Nem falaram sobre poluição. Pareceu uma coisa assim meio que política, de véspera de eleição.

COMPARTILHE: