O PROBLEMA CENTRAL
O problema dos viciados em drogas que se misturam com outras pessoas maltrapilhas e perigosas que se instalaram principalmente no centro de Maringá é mote de campanha dos candidatos a prefeito.
DIFICULDADE
Todos apresentam propostas para resolver o problema e acredite: quem assumir a prefeitura não resolverá! É um imbróglio complicado demais, envolve direitos desse pessoal de continuar entregue ao vício, morrendo nas ruas.
EXEMPLO
Fosse fácil resolver, Ulisses Maia teria resolvido. Ele tem expertise na área, foi secretário de assistência social, chefe de gabinete, prefeito por oito anos, e não resolveu!
APROXIMAÇÃO
O que Ulisses deixou de avançar na questão é visível. Quando ele foi eleito prefeito o pessoal que parece zumbi estava restrito à Praça Raposo Tavares. Hoje muitos já pernoitam e vivem a uma quadra da prefeitura.
HOJE & AMANHÃ
Esse nervo exposto incomoda maringaenses. Assistimos pela TV, em São Paulo, o que poderá acontecer amanhã em Maringá.
SOLUÇÕES
É momento também de vereadores e outras forças da cidade se unirem antes que se forme incontrolável multidão de zumbis como ocorre em São Paulo. Detalhe: pessoal que é da região está vindo para Maringá, cidade rica, onde moram no centro e não são incomodados pelas forças de segurança.
“FAIA” NOSSA
Tempo curto, correria de campanha política + a coluna com assuntos diversos às vezes produzem descuidos. Ontem escrevemos que as “motolâncias” propostas pelo candidato Evandro de Oliveira visam socorro rápido para incêndios. O certo é: para acidentados!
HOSPITAL
Seis anos após o anúncio, objeto de dúvidas e infinidade de postergações quando chegou a ser qualificado como “elefante branco” por um grande vereador, o Hospital da Criança, quem diria, tem data de inauguração: dia 16, próxima segunda-feira.
ATENDIMENTO
Persiste a tese de que a abertura seria um evento político. Pode até ser, já que ocorre em véspera de eleição, e que de todo o prédio imenso apenas uma pequena parte será aberta para atender a criançada, ainda sem as especialidades que serão o forte do HCM.
FILHO DE…
Enquanto políticos discutem a paternidade do hospital, o que é mais importante, o atendimento especializado não acontecerá de início. Arrastaram a abertura parcial para o final de ano, “presente” para o próximo prefeito.
O QUE SE FALA
Sobre o novo hospital, muitas futricas paralelas. A primeira: a entidade que assumirá não cumpriria deveres com seus colaboradores. Outra: estaria sendo desativado de uma instalação municipal e transferido para o hospital o atendimento infantil.
ATENÇÃO PSICOLÓGICA
O Parlamento Jovem de Maringá reuniu seus vereadores ontem às 19h. Destaque para proposta da vereadora Ana Luiza G. Martins para o prefeito. Que contrate um profissional da área de Psicologia para cada escola da rede municipal de ensino. Pode resolver muitos problemas.
IDOSOS
Outra proposta, do jovem Gustavo José, solicitando que o prefeito estude a possibilidade de implementar auxílio social para servidores aposentados pela prefeitura. E que justifique se não realizar a proposta.
ZOOPOLÍTICA
A vida está difícil. Então uma brincadeira com os leitores já que brasileiro gosta de jogo do bicho e – um pouco – de política. A zooteca elenca 25 bichos, cada um com quatro números para escolha dos apostadores.
FAÇA SUA APOSTA
No jogo eleitoral disputado pelos candidatos a prefeito de Maringá, veja o bicho do número de cada um, por ordem decrescente: Edson Scabora (PSD), número 55, Gato; Evandro Oliveira (PSDB), número 45, Elefante; Pastor José (Mobiliza), número 33, Cobra; Humberto Henrique (PT), número 13, Borboleta; e Silvio Barros (PP), número 11, Burro.