DE NOVO?
Os novos contratos de estradas pedagiadas podem repetir as tarifas exorbitantes praticadas por antigas concessionárias. Apesar de prometerem tarifas baixas, esse discurso começa a ser desconstruído por especialista da área, o deputado Luiz Cláudio Romanelli.
EXCESSO
Alguns novos contratos firmados pelo governo Lula estipulam pedágio no Lote 3 da BR 376 mais alto que o previsto. Os valores começam com R$ 14 para cada 100 quilômetros de pista simples e quando duplicadas R$ 20, mais um adicional de 40%.
IRRECUPERÁVEL
Pior de tudo é que o contrato federal previsto é de 30 anos, prevendo renovação por mais 30. Ou seja, com 60 anos de contrato vamos comprometer as futuras gerações, denuncia Romanelli que quer a sociedade civil representada na negociação de contratos.
IMPEACHMENT
Engavetador de denúncias, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu de 153 deputados federais um pedido de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
PERSEGUIDOR
Deputados e senadores querem enquadrar Moraes em crime de responsabilidade também por perseguir militantes de direita e criminalizar manifestantes que protestaram em Brasília no dia 8 de janeiro.
PARANAENSES
Dos deputados do Paraná, estes participaram da iniciativa: Diego Garcia, Dilceu Sperafico, Felipe Francischini, Filipe Barros, Geraldo Mendes, Fernando Giacobo, Luisa Padovani, Pedro Lupion, Stephanes, Rodrigo Estacho, Sargento Fahur, Tião Medeiros e Vermelho.
CADA UM….
Treze dos trinta deputados paranaenses puseram a cara, denunciaram o magistrado perseguidor. E os outros dezessete, inclusive deputados de nossa região, sei lá o que os acometeu: medo, covardia, estão do outro lado, viajavam, deu dor de barriga… Resta ao povo cobrar.
NEPOTISMO
Orientação do Tribunal de Contas do Paraná, questionado sobre a legalidade ou não de ascendente e descendente exercerem cargos em comissão em secretarias municipais. Resposta: se estiverem lotados em setores diferentes, sem hierarquia funcional entre ambos, tudo bem.
O TEMPO
De acordo com previsão do Simepar, uma frente fria avança lentamente sobre o Paraná. Além do oeste e sudoeste, também deve chover hoje no noroeste e no centro-sul com elevado risco de tempestades.
CHUVA PRETA
Segundo o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), há possibilidade de chuva preta. Isso porque as águas das chuvas se misturam com a fumaça das queimadas. Pelo menos limpam o céu.
GÁS NA CAMPANHA
Em Rolândia, o candidato a prefeito Ailton Maistro literalmente tirou o gás da campanha de seu adversário, Alex Santana. Denunciou que Santana estava prometendo gás para os eleitores quando eleito. A Justiça Eleitoral proibiu essa divulgação.
DESMENTIDO
A administração municipal de Maringá afirma que não é verdade que funcionários da ala infantil – 20 leitos – do Hospital Municipal serão transferidos para o Hospital da Criança. O HCM será aberto no dia 16 com seus próprios servidores. O tempo dirá.
PARDAIS & PARDAIS
A Prefeitura aumenta o número de pardais na cidade ao mesmo tempo em que os pardais originais estão de mudança. Enquanto os eletrônicos nos depenam, os pássaros são expulsos pelo concreto armado.
CITADINOS
Trazidos ao Brasil por governador carioca e portugueses para combater mosquitos transmissores de doenças, os pardais não gostam do campo. Vivem em habitações humanas, nos vãos e espaços sob telhados. Nas obras modernas acabaram os espaços e eles estão migrando para pequenas cidades.