A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou ontem os cronogramas do Vestibular de Verão e do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2024, que têm novidades para este ano.
A prova do PAS ocorrerá primeiro de dezembro. Já o Vestibular de Verão terá provas em 12 de janeiro de 2025. Assim como o Vestibular de Inverno 2024, os concursos oferecem vagas para ingresso em março do ano que vem, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a combinar com o calendário civil.
O período de inscrições para os dois processos seletivos é o mesmo, de primeiro de outubro a 5 de novembro, podendo ter o pagamento da taxa de inscrição até 7 de novembro. Para se inscrever, os vestibulandos deverão acessar o site da CVU ou o App Vestibular UEM.
No total, os concursos ofertam 1.266 vagas de graduação na UEM. O Vestibular de Verão soma 892 vagas, 489 para ampla concorrência e 403 reservadas para cotas sociais, para negros, para Pessoas com Deficiência (PcD) e sociais para negros. Já o PAS totaliza 374 oportunidades de ingresso aos candidatos da terceira etapa – 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas.
As provas serão aplicadas em Maringá e em mais 11 municípios paranaenses – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba (apenas Vestibular), Goioerê, Ivaiporã, Loanda (somente PAS), Paranavaí, Ponta Grossa (somente Vestibular) e Umuarama. O ensalamento e o endereço dos locais de prova serão divulgados depois do período de inscrições.
NOVOS CURSOS
As vagas do PAS e do Vestibular de Verão estarão distribuídas entre os mais de 70 cursos de graduação da UEM, com novidades acerca dos concursos anteriores.
A graduação em Engenharia Têxtil, antes oferecida apenas pelo Câmpus Regional de Goioerê (CRG), terá 21 vagas para o câmpus Maringá. Nos dois câmpus o curso será desenvolvido no período noturno. A abertura de vagas também em Maringá foi uma demanda do setor têxtil da região.
Outra novidade do câmpus Maringá será a oferta de vagas para o curso de Serviço Social. A graduação já é oferecida pela UEM por meio do Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã. PAS e Vestibular de Verão reservarão no total 10 vagas para a graduação em Maringá, que também será desenvolvida no período noturno.
Já o ingresso em Serviço Social no câmpus de Ivaiporã ocorrerá exclusivamente por meio da Prova Paraná Mais e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que leva em consideração o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Câmpus Regional de Umuarama (CAU) também oferece novidades aos candidatos. Recém-aprovadas, as graduações em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia passarão a ser desenvolvidas no Centro de Tecnologia (CTC) do CAU.
No caso do curso noturno de Arquitetura e Urbanismo serão 24 vagas via Vestibular de Verão e quatro via PAS.
A graduação em Engenharia de Computação ofertada em período integral terá até 21 ingressantes pelo Vestibular de Verão e outros quatro pelo PAS.
Já para o curso de Tecnologia em Gastronomia, que ocorre de manhã, o Vestibular de Verão oferta 18 vagas, e o PAS, mais três. Todas as oportunidades contam com reserva de vagas para a política de cotas da instituição.
Da Redação
Foto – Reprodução