A duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu teve o primeiro trecho de pistas novas liberadas. No começo da semana foi liberado do km 74 ao km 79 e ontem, do km 80 ao km 83, totalizando 8,9 quilômetros de pistas duplas, com tráfego de veículos.
Dessa forma, os serviços continuam para liberar os próximos trechos. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) administra e fiscaliza.
A obra está em 58,24% de execução na medição mais recente de agosto. A terraplenagem está em 80,69%, as obras de arte especiais (OAE) chegaram em 64,88% e a pavimentação em 64,12%.
Os serviços começam no km 70 da PR-317 em Maringá, e seguem até o km 90 em Iguaraçu, prevendo uma nova pista com duas faixas de tráfego ao lado da pista existente, além de vias marginais e retornos. As novas OAES incluem uma ponte sobre o Rio Pirapó, três viadutos e duas passarelas.
No total são 21,82 quilômetros de obras, com desvios em nível, galerias, passa-fauna, sinalização horizontal e vertical, iluminação, melhorias ambientais e a recuperação do antigo pavimento.
O planejamento é continuar liberando segmentos duplicados no início e final do trecho no decorrer dos próximos meses, assim que os serviços forem avançando. O investimento na obra é de R$ 183.456.873,42.
O DER/PR intensificou a segurança e fiscalização neste trecho da PR-317 nos últimos meses, com o objetivo de diminuir os acidentes e coibir comportamentos imprudentes, como o excesso de velocidade e as ultrapassagens irregulares.
Assim, agentes de trânsito do DER/PR monitoram o os pontos identificados como críticos, usando radares portáteis para autuar os infratores.
A sinalização horizontal e vertical também foi reforçada, inclusive destacando o limite de velocidade de 60 km/h, e fechados todos os acessos irregulares à rodovia entre as duas cidades.
Usuários devem seguir com cuidado pelo trecho, especialmente neste período de obras, evitando a imprudência, garantindo a própria segurança e a de outros usuários.
Da Redação
Foto – Reprodução