Início Maringá Programação do Femucic tem início

Programação do Femucic tem início

A 45ª edição do Festival de Música Cidade Canção (Femucic) começa nesta segunda-feira (16), com uma programação diversa que inclui oficinas de música, apresentações em espaços públicos e concertos didáticos em escolas do município.

O Teatro do Sesc Maringá abrirá as portas na quarta-feira (18) para o show de encerramento das oficinas de música, com apresentações de professores e alunos. Já na quinta-feira (19) e sexta-feira (20) haverá a mostra musical com os artistas selecionados por edital no mesmo lugar. No sábado (21) a programação encerra no Teatro Marista, com a apresentação da Orquestra Jovem do Centro de Difusão Musical do Sesc Maringá e o show de encerramento do cantor e compositor Ivan Lins. As apresentações começam às 20h, com ingressos limitados. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente no Sesc Maringá, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, destinado às entidades atendidas pelo Mesa Brasil Sesc de Maringá e região.

O evento oferece um panorama vasto da música brasileira, reunindo intérpretes de várias regiões do país, que trazem canções, músicas instrumentais e tradições orais. A mostra terá a apresentação de 26 obras autorais, selecionadas por edital, interpretadas por músicos de cinco estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraíba. Ao todo 1.000 músicas foram inscritas nesta edição. As apresentações começam às 20h, no Teatro do Sesc Maringá.

Além de valorizar a diversidade musical, o Femucic realiza o intercâmbio cultural, contribuindo para o desenvolvimento da produção musical no Paraná e no Brasil. Os músicos selecionados também ministrarão oficinas de aperfeiçoamento musical, discutindo sobre instrumentos, prática de conjunto e canto popular. As inscrições são gratuitas, podendo ser feitas na Central de Relacionamento do Sesc Maringá (avenida Duque de Caxias, 1517 – Zona 7) ou pela internet.

A programação paralela do Femucic deste ano terá concertos didáticos nas escolas, por meio do projeto Femucic nas Escolas, além de apresentações em empresas e espaços públicos de Maringá, como o Terminal Urbano, o Restaurante Popular e a Praça do Mercadão. O intuito é a formação de plateia, tornando o evento mais acessível a todos. Na terça-feira (17) o músico Thobias Jacobi, do Duo Aduar, de Contagem (MG) participa do tradicional Encontro de Violeiros no Democrático Bar, a partir das 18h.

O encerramento do evento será no Teatro Marista de Maringá (avenida Itororó, 99 – Zona 04), com a apresentação da Orquestra Jovem do Centro de Difusão Musical do Sesc Maringá (CDM) e o show de Ivan Lins. Neste ano a parceria entre Ivan Lins e Vitor Martins completa 50 anos. Assim, para celebrar esse marco, Ivan Lins apresenta o show “Abre Alas”, que revisita os grandes sucessos da dupla, incluindo clássicos como “Vitoriosa”, “Novo Tempo” e “Começar de Novo”. O espetáculo oferece um passeio pelo amplo repertório da parceria, trazendo assuntos como amor, questões sociais, cotidiano e natureza, prometendo encantar e emocionar o público com músicas que marcaram a MPB no decorrer das décadas.

FLIM

A Feira Internacional de Maringá (Flim) 2024 termina neste domingo, no Teatro Calil Haddad. A programação inclui mesas literárias, bate-papos, palestras, oficinas, contações de histórias e lançamentos literários.

A Flim também abre espaço para editoras independentes e autores autônomos, fomentando a economia criativa. Com o tema “Fora do Centro”, celebra a diversidade, a inovação e a criatividade que florescem nos territórios além das fronteiras centrais. A edição visa descentralizar a cultura, fazendo a literatura chegar em todos os cantos de Maringá, criando um evento inclusivo e acessível a todos.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: