A população de Maringá será surpreendida por barulho de bombas, sirenes e carros em alta velocidade a partir da noite de amanhã até a madrugada de quinta-feira.
Mas ninguém deverá ter medo porque tudo não passará de simulação. Porém, não é recomendável que as pessoas fiquem na rua durante a noite e qualquer dúvida pode acionar o 190 para obter informações. “Novo Cangaço” é o nome popularizado de quadrilhas organizadas que invadem cidades do interior para praticar assaltos, principalmente a bancos. Uma das cidades da região de Maringá atacada mais recentemente foi Floraí, onde a população viveu uma madrugada de terror, com explosão de caixas eletrônicos de uma agência bancária.
Com armas de grosso calibre , veículos blindados e muita dinamite, uma quadrilha barbarizou em Guarapuava , onde ateou fogo em veículos na saída do batalhão da Polícia Militar, para em seguida assaltar uma empresa de transporte de valores. Na ação simulada de combate ao “Novo Cangaço”, a força de segurança do Paraná cercará Maringá com o enfrentamento de hipotético bando de bandidos fortemente armados. O treinamento visa preparar as forças de segurança para que elas saibam como agir em caso de ataque do “Novo Cangaço” em cidades paranaenses.
Os locais de maior concentração de policiais, previamente mapeados serão pontos considerados vulneráveis pela Inteligência da PM. De acordo com o capitão Ulisses de Deus, do 4º Batalhão, “os pontos levantados para ocupação das tropas são locais sujeitos a ação coordenada de criminosos, que agem com extrema violência. Este será o segundo treinamento realizado desde 2022 e a recomendação do capitão Ulisses é para que a população aja como se fosse uma situação real.
Redação JP
Foto – Reprodução