A Semana Nacional do Trânsito em Maringá começa hoje, das 9h às 11h, com abordagem educativa de motos nos cruzamentos da avenida Tuiuti com a rua Gaspar Ricardo e da avenida São Paulo com a avenida João Paulino Vieira Filho. Às 14h haverá o lançamento do projeto ‘Trânsito Seguro’ no Colégio Instituto de Educação, na rua Martin Afonso, 50.
Amanhã, das 9h às 11h haverá a abordagem educativa para motociclistas nos cruzamentos da avenida Pedro Taques com a rua Santos Dumont e da avenida Dona Sophia Rasgulaeff com a avenida Lucílio de Held. Às 14h haverá checklist em motocicletas em diferentes avenidas e ruas do município.
Na sexta-feira (20), das 7h às 8h30 haverá a abordagem educativa para ciclistas no cruzamento da avenida advogado Horácio Raccanello Filho com a avenida Pedro Taques. No sábado (21), das 9h às 12h haverá o simulador de capotamento na Praça Santos Dumont em Marialva.
Na segunda-feira (23), das 9h às 11h haverá abordagem educativa para carros no Contorno Sul, em frente a Polícia Rodoviária Estadual. Na terça-feira (24) e quarta-feira (25), das 9h às 17h haverá o Congresso Internacional de Segurança e Saúde no Trânsito no auditório da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No decorrer de todo o ano, porém, com maior destaque neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito fortalecem ações de educação, fiscalização e engenharia, buscando tornar as vias mais seguras e ambientalmente sustentáveis.
Simultaneamente a este período, ocorre a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O intuito da semana é promover a reflexão a respeito da forma de como nos deslocamos nos municípios e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa proposta para 2024 quer conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.
As principais ações estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), destacando a proteção dos mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade. Essas são as bases para as atividades promovidas durante a semana, reforçando a importância de um trânsito mais humano e seguro.
Da Redação
Foto – Reprodução