Início Destaques do Dia Prefeitura entrega novos espaços para diagnóstico e atendimento especializado de ISTs

Prefeitura entrega novos espaços para diagnóstico e atendimento especializado de ISTs

O Ambulatório Municipal de Maringá, voltado para o atendimento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais, passou por uma reforma completa. A cerimônia de entrega das novas instalações está agendada para hoje, às 15h, na esquina da rua Tabaetê com a rua Assunção, no Jardim Tabaetê.

O ambulatório é dividido em três áreas de atendimento: o Centro de Testagem e Aconselhamento, o Serviço de Assistência Especializada e a Unidade Dispensadora de Medicamentos.

Com a reforma, a gestão pública garantiu a adequação de consultórios e sanitários, a substituição de mobiliário, além da instalação de um painel de senhas e diversas outras melhorias. O investimento total na reforma superou os R$ 300 mil.

Mensalmente, cerca de 5 mil pessoas de Maringá e de outras 29 cidades que compõem a 15ª Regional de Saúde recebem atendimento no local. O ambulatório realiza testes para HIV, sífilis, hepatites B e C, além de oferecer suporte médico para pacientes com ISTs e tuberculose. Também são disponibilizados medicamentos e orientações sobre prevenção e autocuidado.

HUM

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) foi selecionado para o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), uma iniciativa estratégica vinculada ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que se expandirá de 2024 a 2026.

O Proadi-SUS promovido pelo Ministério da Saúde tem como missão fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de parcerias com hospitais de excelência no Brasil. Por meio do projeto serão ofertados suporte técnico e gerencial às instituições públicas, visando a melhoria frequente da qualidade do atendimento, segurança dos pacientes e eficiência na gestão hospitalar.

O HUM recebeu nesta semana a equipe do Hospital Sírio-Libanês, que fez um diagnóstico situacional dos processos assistenciais e gerenciais da instituição. Essa avaliação inicial é importante para identificar áreas de aprimoramento e traçar estratégias que otimizarão o atendimento ao paciente e a gestão hospitalar.

A duração estimada é de 15 meses e o projeto quer transformar a estrutura e os processos do HUM, promovendo maior eficiência e segurança para os usuários do SUS. No decorrer desse período o hospital terá suporte constante de especialistas dos hospitais parceiros, que também oferecerão capacitação à equipe e facilitarão o intercâmbio de boas práticas.

A superintendente do HUM Cremilde Aparecida Trindade Rodavanovic explica sobre a importância da atitude. “Essa parceria busca transformar a estrutura do HUM. Um hospital bem estruturado não apenas melhora a eficiência e a segurança no atendimento, mas também cria um ambiente de trabalho mais motivador e seguro para nossos colaboradores. Isso reflete diretamente na qualidade do serviço prestado ao usuário.”

A equipe do HUM está comprometida com o sucesso dessa colaboração, que tem o potencial de trazer avanços significativos para a gestão assistencial e administrativa do hospital, garantindo um atendimento mais humanizado, seguro e eficaz.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: