Um processo licitatório foi aberto pela Prefeitura de Maringá para contratar uma empresa para a locação de registradores eletrônicos de ponto com reconhecimento facial, contemplando a manutenção necessária para garantir o funcionamento correto. Dessa forma, a Cidade planeja locar e instalar 473 equipamentos, em diferentes repartições públicas. A maioria será em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), totalizando 112, e 103 para escolas municipais.
O valor estipulado pelo edital é de R$ 3.527.009,52 por um contrato de um ano. No Termo de Referência da contratação, a gestão pública traz como justificativa para a instalação o fato do reconhecimento facial ser “uma alternativa acessível e conveniente para os funcionários, especialmente para aqueles que enfrentam desafios com o registro biométrico tradicional”. A Prefeitura de Maringá também alega que “profissionais de saúde ou professores que podem perder a digital ou utilizam luvas, e aqueles que lidam diretamente com atividades manuais que sujam as mãos encontrarão maior comodidade nesse método, promovendo uma adesão mais eficaz ao controle de ponto”.
As empresas interessadas poderão apresentar as propostas até 3 de outubro. Os envelopes com as propostas serão abertos no mesmo dia, às 8h30.
Da Redação
Foto – Reprodução