O transporte coletivo será gratuito em Maringá em 6 de outubro, dia das eleições municipais. A medida foi definida pelo prefeito Ulisses Maia por meio do decreto 1673/2024, com o intuito de facilitar o acesso dos eleitores às urnas.
Também haverá gratuidade para o dia de votação do segundo turno, em 27 de outubro.
Os horários dos ônibus seguirão a programação de domingo das linhas de transporte.
BIOMETRIA
Os eleitores que estão com cadastro regular, mesmo que não tenham registrado a biometria na Justiça Eleitoral poderão votar normalmente nas Eleições 2024. Para verificar a situação, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou usar o aplicativo e-Título.
Segundo o site de Estatísticas da Justiça Eleitoral, de um total de 8.646.524 eleitoras e eleitores aptos a votar, o Paraná tem um total de 8.085.707 eleitores com a biometria cadastrada, isto é, 93,52% do eleitorado paranaense.
A biometria contribui para a segurança do processo eleitoral ao garantir a identidade do eleitor identificado biometricamente pela urna. Os eleitores que ainda não registraram a biometria na Justiça Eleitoral poderão fazer o cadastramento biométrico a partir do dia 5 de novembro, nos Cartórios Eleitorais.
Os documentos aceitos para votar são: Carteira de Identidade, Passaporte (mesmo vencido) ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteiras de categorias profissionais reconhecidas por lei, como a carteirinha da OAB, o Certificado de Reservista, a Carteira de Trabalho (em formato físico) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mesmo fora da validade. Além disso, o e-Título é válido para votar somente para quem já tem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral. O Título de Eleitor físico, por não apresentar a foto da eleitora ou do eleitor, não é obrigatório nem necessário para a votação, porém, pode ser levado para facilitar o processo, especialmente para a verificação do número da Seção Eleitoral.
Da Redação
Foto – Reprodução