Início Destaques do Dia 17 árvores caem em Maringá após ventos fortes

17 árvores caem em Maringá após ventos fortes

Ventos fortes atingiram Maringá ontem à tarde. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as rajadas de vento chegaram a 51 km/h. No Aeroporto de Maringá, as rajadas chegaram a 70 km/h.

De acordo com dados da Prefeitura de Maringá, até o fechamento desta edição, a Ouvidoria Municipal atendeu 25 registros, sendo 17 quedas de árvores. As quedas de galhos bloquearam vias, gerando transtornos para a população e deixando parte da cidade sem luz devido a fios rompidos.

Na Avenida Duque de Caxias uma árvore de grande porte caiu e atingiu um carro que estava estacionado. Os ventos fortes derrubaram uma árvore na Rua Castro Alves com a Avenida Paranavaí. O motorista de um Onix seguia após o sinal verde, quando percebeu a árvore caindo e parou. O tronco atingiu a parte da frente do veículo e o condutor não se feriu.

Na Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na Avenida Pioneiro Maurício Mariani, no Jardim Itaipu, uma tenda instalada no pátio do local foi arrancada pelo vento e caiu sobre o telhado de um dos edifícios do Santuário.

Cerca de 10 mil imóveis em Maringá ficaram sem energia nesta sexta-feira devido às rajadas de vento e chuvas intensas que atingem o Paraná. Segundo a Copel, a frente fria que entrou pelas regiões Sudoeste e Oeste do estado avança para outras áreas, causando danos ao sistema de fornecimento de energia.

Diante do cenário, equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros e Copel se mobilizaram para atender a população.

Outra situação que chamou a atenção foi uma carretinha acoplada a um carro que foi tombada pelo vento forte na rodovia que liga Maringá a Ivatuba. Motoristas ajudaram a destombar o veículo, sendo necessário segurar o equipamento para impedir que a carretinha tombasse de novo.

CANAIS DE ATENDIMENTO

Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros. A população deve manter distância de lugares onde tenham fios rompidos ou postes quebrados, devendo acionar a Copel por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser realizada pelo telefone, pelo aplicativo para celulares, site da Copel e pelo WhatsApp 41 3013-8973. O aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que está destacada no cabeçalho da conta de luz.

 Em caso de desabastecimento ou falta de qualidade da água, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deve ser acionada pelo telefone 0800-200 0115, pelo WhatsApp (41) 99544-0115, pelo site ou pelo aplicativo da concessionária.

A Cidade orienta que a população não remova galhos de árvores, pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 ou pelo site da prefeitura.

Ao encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24h. O telefone é: (44) 99103-5661.

A Polícia Militar deverá ser acionada pelo telefone 190 ou pelo aplicativo 190 PR.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: