Um grupo de ex-alunos do curso de odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) fundou a ONG Sorriso Solidário, com o objetivo de oferecer atendimento odontológico gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A primeira ação social será neste domingo (22), a partir das 9h, atendendo 38 crianças e adolescentes com problemas bucais.
As crianças e adolescentes são de uma comunidade do Jardim Universal de Sarandi, porém, os atendimentos ocorrerão na sede do Instituto Orofacial das Américas (IOA), situado na avenida Prudente de Morais, 755, em Maringá. A ação contará com a participação de aproximadamente 10 dentistas e 15 estudantes de odontologia, que se uniram para proporcionar os cuidados necessários. Um ônibus fretado irá transportar as crianças da cidade vizinha até o IOA.
William Filipin Costa é recém-formado em odontologia pela UEM e um dos integrantes da ONG. Ele explica que as crianças e adolescentes já são acompanhados pela ONG Pescadores de Vidas, que oferece atividades educativas e esportivas no contraturno escolar em Sarandi. “No último domingo, fizemos uma triagem com as crianças, levantamos os diagnósticos, fizemos o planejamento dos procedimentos e também repassamos orientações de higienização e saúde bucal. Agora no próximo domingo, já vamos realizar os tratamentos, como canal, restauração e limpeza de dentes nas crianças.”
Da Redação
Foto – Reprodução