Início Colunistas EMPREENDER no BRASIL é para POUCOS

EMPREENDER no BRASIL é para POUCOS

Ser empreendedor por aqui é para uma minoria corajosa. Se você fizer uma pesquisa com mil pessoas e perguntar: “Você gostaria de ser dono de uma empresa de grande sucesso e ter sua independência financeira?”.  Acredito que 99,9% irão responder que sim, mas estatisticamente, mas, na hora de colocar isso em prática, trabalhar 12 horas por dia e correr riscos, a maioria cai fora de fininho.

Uma absoluta minoria corajosa e inconformada com o “lenga-lenga” de esperar 30 anos para começar a desfrutar de uma qualidade de vida acima da média (isso se for de algum cargo público ou se tudo der certo num bom emprego e não tiver nenhum percalço pelo caminho), tipo, o patrão entrando com o bico lustrado do sapato e você com a poupança. Quem não pensa nesta espécie de aposentaria de longo prazo, trabalha, trabalha, trabalha… mas quer viver acima da média com muito menos tempo. E trabalha com os músculos do cérebro e o coração para colocar isso em prática.

Deus é generoso e grandioso, dá a liberdade de plantar o que quiser… mas não se esqueça, Ele te dá o livre arbítrio e é justo para você colher exatamente o que plantou. A vida não é uma coincidência… a vida é uma consequência.

Quantas vezes a gente se pergunta por que algumas pessoas vão mais longe, avançam mais rápido e conseguem alcançar melhores resultados do que outras? Diferentes pessoas, vivendo sob as mesmas condições, têm resultados tão variáveis quanto suas digitais.Isso é, no mínimo, muito intrigante, principalmente porque todos desejamos ser as pessoas que dão certo. Há, sem dúvida, algum tipo de habilidade especial, talento para a atividade que se propõe, mas só isso não explica.

Entretanto, aí também encontramos dificuldades em formar um padrão. Porque, se por um lado os mais bem sucedidos trabalham com persistência e determinação, por outro lado tem muita gente suando a camisa, ralando, que não decola na vida. Assim, o trabalho é um componente, mas não determina o sucesso. É a coragem em seguir que faz a diferença e principalmente sabendo que coragem não é ausência de medo, é seguir em frente, apesar das dificuldades, pandemias, crises e sim, medo. Você tem que definir sua história. Nem todo professor deve ser um diretor. Nem todo carpinteiro deve liderar a equipe na indústria. Nem todo músico deve reger a orquestra. Por querermos “mais”, podemos perder nosso objetivo e sair do foco.  São profissões distintas, liderança, gestão e vendas por exemplo. Já vi vendedores espetaculares transformarem-se em péssimos gerentes, e, não estou colocando isso aqui como padrão, afinal todos tem direito ao crescimento, mas tem que ter o valor, o perfil.

Me lembra aí algum treinador que você tenha na memória, que foi um espetacular atleta? É provável que você pense e vai contar nos dedos e sobrará dedos na mão. No entanto encontrará vários que nem atletas foram ou mesmo o foram como “medíocres”, porém despertaram-se como grandes líderes e estrategistas. Empreender nunca foi um caminho de linha reta. Sim, é um caminho cheio de curvas e obstáculos. Há momentos que você tem que superar todas as adversidades de mercado e continuar dirigindo seu carro mesmo numa forte neblina e não pode sequer parar porque pode ser atropelado por uma carreta que vem atras de você.

Pensa comigo. O que explica o sucesso é a inteligência? Ora, queira ou não, existem muitos gênios sem expressão. Eu conheço um rapaz que fez doutorado em universidade da Europa e não consegue nem trabalho por aqui.  Quem sabe, é a soma de uma série de condições. A linha divisória que separa os bem-sucedidos dos que não conseguem nada, é milimétricamente e incrivelmente estreita. Sêneca, o pensador romano que viveu nos tempos de Cristo, dizia que se o homem não sabe para onde se dirige, nenhum porto lhe será favorável.  Vida de empresário hoje é igual de um girador de pratos de circo, que corre entre as várias varetas tentando manter o seu “show” e, dessa forma, por vezes, não tem tempo para desenvolver e trabalhar as estratégias do seu negócio, mas mesmo assim, de tombo em tombo, ele continua na pista.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: