Início Colunistas Quando é hora de pedir demissão?

Quando é hora de pedir demissão?

Será que tem um momento certo para deixar o emprego? Em todo o mundo, muita gente tem pedido demissão. No Brasil, De acordo com uma pesquisa divulgada no início do ano pelo serviço de empregos Robert Half, mais da metade das pessoas empregadas planejava procurar um novo emprego.

Entre os motivos para sair, destacam-se a busca por realização pessoal, novas possibilidades profissionais, salários mais altos, melhores benefícios e privilégios, além de mais flexibilidade. Mas como saber se é realmente hora de deixar o emprego?

Em certa medida, a perda de motivação no trabalho é um movimento normal. Depois da fase inicial de entusiasmo com um novo emprego, toda pessoa chega a uma segunda fase, mais calma, de certa acomodação.

Por isto, este sentimento não deve ser a referência para a busca de um novo emprego. Afinal, você vai mudar de emprego, se entusiasmar inicialmente e, logo, vai se acostumar também ao novo trabalho.

Ou seja, para pedir demissão, é preciso avaliar com objetividade se realmente existem razões para o desligamento.

Vou listar quatro motivos que se justificam.

Primeiro: falta de oportunidades de crescimento. Se você está trabalhando há um tempo considerável na mesma posição, mas não vê oportunidades de crescimento ou desenvolvimento em sua empresa, pode ser hora de considerar procurar outra empresa que ofereça mais oportunidades de crescimento. O desenvolvimento profissional é uma parte importante da satisfação no trabalho. Se você não está se desenvolvendo, a ausência de perspectivas te consome e mexe até com a autoestima.

Segundo motivo: cultura tóxica ou má gestão. A cultura da empresa e a qualidade da gestão podem ser fatores críticos para o bem-estar e a satisfação no trabalho. Se você trabalha em um ambiente tóxico ou com uma gestão ineficiente, isso pode afetar negativamente sua saúde mental e física, sua produtividade e capacidade de crescer profissionalmente. Se você se sente constantemente desrespeitado, desvalorizado ou sobrecarregado no trabalho, ou se a cultura da empresa não está alinhada com seus valores e objetivos pessoais, recomenda-se procurar um ambiente de trabalho mais saudável.

Terceiro motivo: mudança nas prioridades pessoais. Às vezes, os motivos para querer mudar de emprego não estão necessariamente relacionados ao trabalho em si. Mudanças nas prioridades pessoais, como a necessidade de mais tempo para a família ou para cuidar da saúde, podem fazer com que uma pessoa queira encontrar um emprego que permita mais flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Quarto motivo: você perdeu a motivação, porque não encontra sentido no trabalho que faz. Quando isto acontece, vale, primeiro, questionar se as expectativas em relação ao emprego não são irreais. Porém, se, de fato, falta um propósito, isso pode ter um impacto significativo em sua saúde mental e bem-estar.

A motivação no trabalho é importante porque ajuda a dar significado para nossa existência. Por outro lado, se a atividade não traz nenhuma realização, pode levar a sentimentos de ausência de propósito, vida vazia – e isso é deprimente.

Enfim… Saber quando é hora de procurar um novo emprego é uma decisão pessoal que depende de uma variedade de fatores. Porém, nunca faça isso sem pensar bastante sobre a situação, avaliando os prós e contras e sem conversar com um mentor – ou pelo menos uma pessoa mais experiente. É preciso agir com responsabilidade. Afinal, nem sempre é fácil conseguir se recolocar no mercado de trabalho.

Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras |  Doutor em Educação

Visite meu blog: 
http://blogdoronaldo.wordpress.com

Siga-me no instragram: 
http://instagram.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: