A 19ª Noite de Oração pela Paz será nesta quinta-feira (26), às 20h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Maringá, na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 970. A solenidade é aberta para pessoas de todas as crenças e confissões.
Haverá a presença de líderes e membros de 11 denominações religiosas: Bahá´í; Budista; Candomblé; Católica; Espírita; Evangélica; Indígena; Judaísmo; Muçulmana; Religião de Deus e Umbanda.
Dessa forma, a condução temática está sob os cuidados dos espíritas, membros da Associação Espírita de Maringá (Amem). Haverá palestra do Dr. Marcelo Seneda, de Londrina, com o tema “A união pela paz!”, dando destaque para a urgência para que todos se unam pela paz, independentemente da religião ou espiritualidade.
“Os diversos conflitos que rondam nossas vidas e a violência que nos atemoriza emergem do desconhecimento propiciado pelo isolamento intensificado pelo nosso atual modo de vida. Praticar a comunhão e o convívio fraterno entre as pessoas a partir das religiões é um expressivo e especial exemplo de amor, fé em Deus e confiança no humano. Precisamos compreender que a espiritualidade só constrói a paz verdadeira se a humanidade, obra divina, estiver presente. Nesse propósito pedagógico pela Paz e pela não-violência a 19ª Noite de Oração pela Paz reservará um espaço destacado de participação para as crianças”, explica o coordenador do Grupo de Diálogo Inter-religioso (DGI), Irivaldo Joaquim de Souza.
Ainda segundo ele, “enquanto as atividades se desenvolvem no auditório, elas terão a atenção de profissionais das religiões para praticarem atividades em convívio inter-religioso entre elas. Nesse convívio, pelo exemplo que no presente a elas possamos dar e pela prática que a elas permitimos vivenciar, tem-se a certeza de que a paz não é um sonho, uma ilusão, mas uma realidade que a cada dia construímos com respeito mútuo e cooperação”, complementa.
Da Redação
Foto – Reprodução